Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34917
Tipo: TCC
Título: Concepções de mães de crianças atípicas acerca da inclusão em uma igreja evangélica de Cabedelo
Autor(es): Aquino, Eduarda Ataíde
Primeiro Orientador: Marques, Célia Maria Cruz
Resumo: Pensar na efetivação da inclusão de pessoas com deficiência em diferentes contextos e grupos sociais, inclusive nas instituições religiosas, é fundamental. A pessoa com deficiência tem o direito de estar em qualquer espaço que deseje e as instituições precisam se dedicar cada vez mais para incluí-las. O presente trabalho tem como objetivo analisar as concepções de mães de crianças atípicas a respeito das práticas inclusivas em uma igreja evangélica do município de Cabedelo/PB. Participaram da pesquisa 09 (nove) mães de crianças atípicas, entre 27 e 61 anos de idade. Aplicou-se um questionário estruturado com 26 perguntas, sendo 10 de natureza sociodemográfica, e 16 sobre a concepção das mães sobre a inclusão na igreja. Para descrição da amostra do estudo, foi utilizado o software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences, versão 21). Para análise das respostas, foi utilizada a técnica da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados obtidos levaram à observação de que se faz necessário intensificar o trabalho para ampliar a compreensão da comunidade religiosa estudada a respeito da importância da inclusão de pessoas com deficiência. O papel da psicopedagogia foi reconhecido pelas participantes como uma prática que pode ajudar na implementação de práticas inclusivas na instituição religiosa. Para estudos futuros e ações institucionais devem considerar não somente as concepções das mães sobre seus filhos com deficiência, mas também o assessoramento de profissionais da psicopedagogia no aprimoramento e elaboração de planos e ações inclusivas.
Abstract: Considering the effective inclusion of individuals with disabilities in diverse contexts and social groups, including religious institutions, is essential. People with disabilities possess the right to participate in any space they choose, and institutions must increasingly commit to their inclusion. This study sought to analyze the perceptions of mothers of children with disabilities regarding inclusive practices within an evangelical church in Cabedelo, PB. Nine mothers of children with disabilities, aged between 27 and 61, participated in the research. A structured questionnaire comprising 26 questions, including 10 sociodemographic items and 16 focused on maternal perceptions of inclusion within the church, was administered. For the sample description of the study, the SPSS software (Statistical Package ofr the Social Sciences, version 21) was used. Bardin's Content Analysis was employed to analyze the responses. The findings revealed a need to intensify efforts to broaden the religious community's understanding of the significance of including individuals with disabilities. The participants acknowledged the role of psychopedagogy as a valuable tool in implementing inclusive practices within the religious institution. Future research and institutional initiatives should not only consider maternal perceptions of their children with disabilities but also incorporate the expertise of psychopedagogy professionals in developing and refining inclusive plans and actions.
Palavras-chave: Inclusão
Psicopedagogia
Igreja
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicopedagogia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34917
Data do documento: 29-Out-2024
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EAA25062025.pdf942,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons