Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34918
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFarias, Fábia Ticielle Guedes-
dc.date.accessioned2025-06-25T14:01:06Z-
dc.date.available2025-06-25-
dc.date.available2025-06-25T14:01:06Z-
dc.date.issued2024-10-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34918-
dc.description.abstractAttention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is a neurodevelopmental disorder characterized by impaired levels of inattention, disorganization, and/or hyperactivity-impulsivity. Individuals with ADHD often struggle with maintaining focus, exhibit disorganization, excessive restlessness, and impulsive behaviors. These symptoms are present from childhood and can impair daily functioning. The general objective of this study was to describe the conception of clinical psychopedagogues regarding screening instruments for ADHD in the city of João Pessoa - PB. Furthermore, the specific objective was to present validated scales for ADHD screening. Using a field research approach, a survey of the instruments used in clinical psychopedagogical assessment was conducted through a structured questionnaire containing questions related to the proposed objectives with 24 clinical psychopedagogues who work with individuals with ADHD. The data obtained were analyzed qualitatively, indicating that most clinical psychopedagogues use psychopedagogical assessment instruments for ADHD with validated scales.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-06-25T14:01:06Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FTGF25062025.pdf: 560206 bytes, checksum: 7441c00dce603f479d226eb5e4c6dc42 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-25T14:01:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FTGF25062025.pdf: 560206 bytes, checksum: 7441c00dce603f479d226eb5e4c6dc42 (MD5) Previous issue date: 2024-10-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTranstorno do Déficit de Atenção e Hiperatividadept_BR
dc.subjectAvaliação psicopedagógicapt_BR
dc.subjectInstrumentos de rastreiopt_BR
dc.titleConcepção de psicopedagogos clínicos acerca dos instrumentos de rastreio para crianças e adolescentes com TDAHpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pires, Thereza Sophia Jácome-
dc.description.resumoO Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por níveis prejudicados de desatenção, desorganização e/ou hiperatividade-impulsividade. Indivíduos com TDAH frequentemente enfrentam dificuldades em manter o foco, são desorganizados, exibem agitação excessiva e têm comportamentos impulsivos. Esses sintomas estão presentes desde a infância e podem prejudicar o funcionamento diário. O presente trabalho teve como objetivo geral: Descrever a concepção de psicopedagogos clínicos sobre os instrumentos de rastreio no TDAH, na cidade de João Pessoa - PB. Além disso, teve como objetivo específico: apresentar escalas validadas para rastreio do TDAH. Utilizando uma abordagem de pesquisa de campo, foi realizado um levantamento dos instrumentos utilizados na avaliação psicopedagógica clínica, através de um questionário estruturado contendo questões relacionadas aos objetivos propostos com 24 psicopedagogos clínicos que trabalham com indivíduos com TDAH. Os dados obtidos foram analisados, de maneira qualitativa, os quais indicaram que a maioria dos psicopedagogos clínicos usam instrumentos de avaliação psicopedagógica para TDAH com escalas validadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FTGF25062025.pdf547,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons