Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34918
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Farias, Fábia Ticielle Guedes | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-25T14:01:06Z | - |
dc.date.available | 2025-06-25 | - |
dc.date.available | 2025-06-25T14:01:06Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34918 | - |
dc.description.abstract | Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is a neurodevelopmental disorder characterized by impaired levels of inattention, disorganization, and/or hyperactivity-impulsivity. Individuals with ADHD often struggle with maintaining focus, exhibit disorganization, excessive restlessness, and impulsive behaviors. These symptoms are present from childhood and can impair daily functioning. The general objective of this study was to describe the conception of clinical psychopedagogues regarding screening instruments for ADHD in the city of João Pessoa - PB. Furthermore, the specific objective was to present validated scales for ADHD screening. Using a field research approach, a survey of the instruments used in clinical psychopedagogical assessment was conducted through a structured questionnaire containing questions related to the proposed objectives with 24 clinical psychopedagogues who work with individuals with ADHD. The data obtained were analyzed qualitatively, indicating that most clinical psychopedagogues use psychopedagogical assessment instruments for ADHD with validated scales. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-06-25T14:01:06Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FTGF25062025.pdf: 560206 bytes, checksum: 7441c00dce603f479d226eb5e4c6dc42 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-06-25T14:01:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FTGF25062025.pdf: 560206 bytes, checksum: 7441c00dce603f479d226eb5e4c6dc42 (MD5) Previous issue date: 2024-10-18 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade | pt_BR |
dc.subject | Avaliação psicopedagógica | pt_BR |
dc.subject | Instrumentos de rastreio | pt_BR |
dc.title | Concepção de psicopedagogos clínicos acerca dos instrumentos de rastreio para crianças e adolescentes com TDAH | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pires, Thereza Sophia Jácome | - |
dc.description.resumo | O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por níveis prejudicados de desatenção, desorganização e/ou hiperatividade-impulsividade. Indivíduos com TDAH frequentemente enfrentam dificuldades em manter o foco, são desorganizados, exibem agitação excessiva e têm comportamentos impulsivos. Esses sintomas estão presentes desde a infância e podem prejudicar o funcionamento diário. O presente trabalho teve como objetivo geral: Descrever a concepção de psicopedagogos clínicos sobre os instrumentos de rastreio no TDAH, na cidade de João Pessoa - PB. Além disso, teve como objetivo específico: apresentar escalas validadas para rastreio do TDAH. Utilizando uma abordagem de pesquisa de campo, foi realizado um levantamento dos instrumentos utilizados na avaliação psicopedagógica clínica, através de um questionário estruturado contendo questões relacionadas aos objetivos propostos com 24 psicopedagogos clínicos que trabalham com indivíduos com TDAH. Os dados obtidos foram analisados, de maneira qualitativa, os quais indicaram que a maioria dos psicopedagogos clínicos usam instrumentos de avaliação psicopedagógica para TDAH com escalas validadas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Psicopedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FTGF25062025.pdf | 547,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons