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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34920
Tipo: | TCC |
Título: | A atuação psicopedagógica em instituições de longa permanência para idosos |
Autor(es): | Lima, Heloisa Silva |
Primeiro Orientador: | Palitot, Mônica Dias |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo investigar a relevância da Psicopedagogia na promoção da estimulação cognitiva em idosos residentes em Instituições de Longa Permanência (ILPIs). Os objetivos específicos da pesquisa são: (1) verificar a atuação multiprofissional nas instituições de longa permanência, com foco na articulação entre os diferentes profissionais que atendem os idosos; (2) catalogar as diferentes abordagens psicopedagógicas utilizadas por psicopedagogos, com vistas a mapear as técnicas e métodos mais frequentemente aplicados; e (3) classificar essas práticas de acordo com seus objetivos, técnicas e contextos de aplicação, contribuindo para uma melhor compreensão e direcionamento das intervenções psicopedagógicas. A pesquisa, de natureza qualitativa e caráter exploratório, foi conduzida por meio de entrevistas com gestores de ILPIs localizadas na Paraíba, com o intuito de compreender as práticas adotadas para a estimulação cognitiva e os desafios enfrentados pela ausência de psicopedagogos nas instituições. Os resultados evidenciam que, embora as ILPIs desenvolvam atividades como musicoterapia e arteterapia, a falta de avaliações sistemáticas e de profissionais especializados limita a eficácia das intervenções direcionadas à estimulação cognitiva dos idosos. A análise conclui que a presença de psicopedagogos nas instituições pode aprimorar a qualidade das práticas reabilitadoras, além de contribuir significativamente para um envelhecimento saudável, ao permitir a adaptação de estratégias às necessidades individuais dos residentes. Dessa forma, o estudo destaca a importância de políticas públicas que incentivem a contratação de profissionais especializados e ampliem os recursos destinados ao atendimento integral dessa população. |
Abstract: | This study aims to investigate the relevance of Psychopedagogy in promoting cognitive stimulation among elderly residents in Long-Term Care Institutions (LTCIs). The specific objectives of the research are: (1) to verify the multiprofessional practice within long-term care institutions, focusing on the collaboration among different professionals who attend to the elderly; (2) to catalog the various psychopedagogical approaches utilized by psychopedagogists, aiming to map the techniques and methods most frequently applied; and (3) to classify these practices according to their objectives, techniques, and contexts of application, contributing to a better understanding and direction of psychopedagogical interventions. The research, of a qualitative nature and exploratory character, was conducted through interviews with managers of LTCIs located in Paraíba, aiming to understand the practices currently adopted for cognitive stimulation and the challenges arising from the absence of psychopedagogists in these institutions. The results reveal that, although LTCIs develop activities such as music therapy and art therapy, the lack of systematic evaluations and specialized professionals limits the effectiveness of interventions directed at cognitive stimulation for the elderly. The analysis concludes that the presence of psychopedagogists in institutions can enhance the quality of rehabilitative practices and significantly contribute to healthy aging by allowing the adaptation of strategies to meet the individual needs of residents. Thus, the study emphasizes the importance of public policies that promote the hiring of specialized professionals and expand resources allocated to the comprehensive care of this population. |
Palavras-chave: | Psicopedagogia Estimulação cognitiva Envelhecimento Instituição de longa permanência Reabilitação cognitiva |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicopedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34920 |
Data do documento: | 25-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
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