Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34922
Tipo: | TCC |
Título: | Relevância do laboratório de práticas integradas do curso de Biblioteconomia da UFPB na formação discente |
Autor(es): | Silva, Joselia Ramos da. |
Primeiro Orientador: | Nascimento, Genoveva Batista do |
Resumo: | Objetiva conhecer as necessidades dos discentes das Práticas Integradas III e IV do Curso de Biblioteconomia referente à vivência nas atividades realizadas em Bibliotecas Setoriais da UFPB nas práticas anteriores (I e II). A pesquisa caracteriza- se como exploratória e descritiva e apresenta abordagem quantitativa e qualitativa para a análise dos dados, tendo como instrumento de pesquisa o questionário online. Os resultados apontam que as bibliotecas setoriais do CCSA, CCEN e CT estão disponíveis a receber os discentes e as necessidades das atividades vivenciadas pelos discentes no desenvolvimento das práticas, sendo, a ausência do espaço Biblioteca setorial em horário noturno de acordo com o turno do curso e houve divergência das repostas referente ao ambiente LABE e Bibliotecas Setoriais para realização das atividades, pois o LABE é espaço de apoio às aulas teóricas e as Bibliotecas setoriais são espaço adequado para vivenciar as práticas. Conclui-se, que o espaço das Bibliotecas é primordial na realização dessas atividades por seu espaço amplo de materiais, acervo e tecnologias para aquisição de conhecimento e aprendizagem na formação profissional dos discentes, para isso é necessário espaço a disposição no horário do curso, para receber os discentes. |
Abstract: | It aims to know the needs of the students of the Integrated Practices III and IV of the Librarianship Course regarding the experience in the activities carried out in Sectorial Libraries of the UFPB in the previous practices (I and II). The research is characterized as exploratory and descriptive and presents a quantitative and qualitative approach for data analysis, using the online questionnaire as a research tool. The results indicate that the CCSA, CCEN and CT sectoral libraries are available to receive students and the needs of the activities experienced by students in the development of practices, being the absence of the sectoral Library space at night according to the course shift and there was a divergence of responses regarding the LABE environment and Sectorial Libraries for carrying out the activities, as LABE is a support space for theoretical classes and the Sectorial Libraries are adequate space to experience the practices. It is concluded that the space of Libraries is essential in carrying out these activities due to its wide space of materials, collection and technologies for the acquisition of knowledge and learning in the professional training of students, for this it is necessary to have space available during the course schedule, to receive students. |
Palavras-chave: | Graduação em Biblioteconomia - UFPB Laboratório de práticas integradas Laboratório Biblioteca Escolar (LABE) Bibliotecas setoriais |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciência da Informação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34922 |
Data do documento: | 21-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Biblioteconomia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JRS25062025.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons