Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34933
Tipo: Dissertação
Título: Roteiro didático metaprocedimental e leitura literária: a emancipação cognitiva-emocional como interface
Autor(es): Costa, Rafaela Correia
Primeiro Orientador: Costa, Fabiana Ferreira da
Primeiro Coorientador: Souto, Rinah de Araújo
Resumo: O Ensino Fundamental tem grande importância na formação de leitores literários no âmbito da educação formal. Entretanto, nem sempre essa prática tem sido inserida em sala de aula de maneira satisfatória. Nesse sentido, realizou-se esta pesquisa de caráter analítico aplicada ao ensino de literatura, com o objetivo geral de analisar os efeitos de emancipação cognitivaemocional da implementação do Roteiro Didático Metaprodecimental (RDM) numa turma de nono ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Roma, na cidade de João Pessoa, Paraíba. Para tanto, buscou-se atingir os seguintes objetivos específicos: a) implementar o RDM; b) promover a adesão do docente responsável à ferramenta metodológica proposta; c) propiciar o envolvimento dos alunos para a prática de leitura literária em sala de aula em prol da sua emancipação cognitiva-emocional d) favorecer a ampliação do repertório dos alunos, no que diz respeito à literatura africana por meio da leitura de texto literário de Guiné-Bissau. A estrutura do RDM possui conceitos apresentados por Wolfgang Iser em O ato da leitura articulados à teoria vygotskiana, segundo o trabalho de Santos (2009). Tal instrumento visa sobretudo promover a emancipação cognitiva e emocional do alunado, focando a interação texto-leitor com a mediação do professor. O RDM foi construído e implementado por programas que envolveram projetos PROBEX, PROLICEN E PIBIC da Universidade Federal da Paraíba, sendo esta dissertação uma continuidade de meu Trabalho de Conclusão de Curso (2017). Desse modo, outras pesquisas, inclusive de mestrado, já analisaram o uso do RDM, entretanto, ainda não o havia implementado em uma turma de Ensino Fundamental. Para isso, organizou-se sequência didática e analisou-se os seus efeitos por meio de produções escritas pelos alunos acerca de suas experiências estéticas em relação ao poema “Mulher da Guiné”, de Tony Tcheka. Os resultados demonstraram que o RDM contribuiu consideravelmente para o ensino de leitura literária no nono ano, no que concerne à emancipação cognitiva-emocional via leitura de poema guineense, proporcionando também a ampliação do repertório dos discentes em relação à literatura africana/guineense. Além disso, houve adesão da ferramenta por parte da docente responsável.
Abstract: Elementary education plays a big role in shaping literary readers within formal education. However, this practice hasn't always been introduced in the classroom in an effective way. With that in mind, an analytical study focused on teaching literature was conducted, with the general aim of analyzing the cognitive-emotional impact of implementing the Metaprocedural Didactic Script ("Roteiro Didático Metaprodecimental"), henceforth "RDM", in a 9th-grade class at Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Roma ("Father Roma State Elementary and High School"), in João Pessoa, Paraíba. Specifically, the study aimed to: a) implement the RDM; b) encourage the teacher in charge to adopt the proposed methodological tool; c) engage students in literary reading activities in class to support their own cognitive-emotional development; and d) expand students’ repertoire, particularly in African literature, through the reading of texts from Guinea-Bissau. The RDM is based on concepts from Wolfgang Iser’s The Act of Reading combined with the Vygotskian theory, as presented in Santos' 2009 work. The primary goal of this tool is to promote students’ cognitive and emotional growth by fostering an interaction between text and reader, with the teacher acting as a mediator. The RDM was developed and implemented through programs involving PROBEX, PROLICEN, and PIBIC projects from UFPB ("Paraíba Federal University"). This dissertation builds on my undergraduate research project (2017). Although previous studies, including master's research, have analyzed the RDM, it had not yet been applied to an elementary school class. To address this gap, a teaching sequence was organized and its effects were analyzed through the material written by the students. They wrote on their aesthetic experiences when reading the poem "Mulher de Guiné" ("Woman of Guinea") by Tony Tcheka. The results showed that the RDM significantly contributed to the teaching of literary reading in the 9th grade, especially regarding fostering cognitive-emotional growth through the reading of a Guinean poem. It also expanded students' knowledge of African/Guinean literature, and it saw support from the teacher in charge.
Palavras-chave: Leitura literária
Ensino Fundamental
Teoria do Efeito Estético
Teoria Histórico-Cultural
Roteiro Didático Metaprocedimenta - RDM
Literary Reading
Elementary education
Theory of Aesthetic Response
Cultural-Historical Activity Theory
Metaprocedural Didactic Script
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34933
Data do documento: 3-Fev-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RafaelaCorreiaCosta_Dissert.pdf786,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons