Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34937
Tipo: | TCC |
Título: | O papel da autoeficácia docente para práticas inclusivas e execução PEI |
Autor(es): | Alcantara, Jayanne das Neves |
Primeiro Orientador: | Palitot, Mônica Dias |
Resumo: | A autoeficácia coexiste com as perspectivas e práticas pedagógicas dos docentes que são os julgamentos e crenças desses educadores sobre eles mesmos. Nesse contexto, essa ainda é uma temática em processo de construção. Por isso, o objetivo geral deste estudo é conhecer a autoeficácia docente no contexto de práticas inclusivas e a execução do PEI, e especificamente, (1) caracterizar o perfil dos professores; (2) mensurar os níveis de autoeficácia para práticas inclusivas dos docentes; (3) identificar as percepções e práticas docentes no que tange aspectos inclusivos e uso do PEI; (4) verificar a necessidade de programas de formação continuada. A metodologia caracterizou-se como estudo exploratório de abordagem mista, classificada como estudo de campo. Participaram da pesquisa 23 professores de escolas da educação básica do estado da Paraíba com experiência de sala de aula com alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades, superdotação, transtornos específicos de aprendizagem e dificuldades de aprendizagem. Os instrumentos de coleta de dados foram o questionário sociodemográfico, entrevista estruturada e a Escala de Eficácia Docente Para Práticas Inclusivas (EEDPI). Para a análise dos resultados de cunho quantitativo foi utilizado o JASP, e na parte qualitativa foi empregada a análise de conteúdo de Bardin e o software IRAMUTEQ. Os resultados sugerem que altos níveis de autoeficácia potencializam a compreensão e o desenvolvimento de práticas inclusivas e uso do PEI. Logo, este estudo oferece base para a ampliação da atuação psicopedagógica no âmbito da formação continuada de educadores na promoção de escolas cada vez mais inclusivas. |
Abstract: | Self-efficacy coexists with teachers pedagogical perspectives and practices, which are these educators' judgments and beliefs about themselves. In this context, self-efficacy remains a theme under construction. Therefore, the general objective of this study is to understand teacher self-efficacy in the context of inclusive practices and the implementation of the Individualized Educational Plan (IEP), specifically: (1) to characterize the profile of teachers; (2) to measure the levels of self-efficacy for inclusive practices among teachers; (3) to identify teachers' perceptions and practices regarding inclusive aspects and the use of the IEP; (4) to verify the need for continuing education programs. The methodology was characterized as an exploratory study with a mixed-methods approach, classified as a field study. The study involved 23 teachers from basic education schools in the state of Paraíba, with classroom experience with students with disabilities, pervasive developmental disorders, giftedness, high abilities, specific learning disorders, and learning difficulties. The data collection instruments were a sociodemographic questionnaire, a structured interview, and the Teacher Efficacy for Inclusive Practices Scale (TEIPS). For the analysis of quantitative results, JASP was used, and for the qualitative analysis, Bardin's content analysis and the IRAMUTEQ software were employed. The results suggest that high levels of self-efficacy enhance the understanding and development of inclusive practices and the use of the IEP. Therefore, this study provides a foundation for expanding psychopedagogical efforts in the continuing education of educators to promote increasingly inclusive schools. |
Palavras-chave: | Autoeficácia docente Inclusão escolar Práticas Inclusivas e Execução (PEI) |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicopedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34937 |
Data do documento: | 25-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JNA26062025.pdf | 645,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.