Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34947
Tipo: Tese
Título: A divulgação/popularização científica da Linguística no Brasil: uma análise histórica, agentiva e responsiva
Autor(es): Sousa, Guilherme Moés Ribeiro de
Primeiro Orientador: Silva, Regina Celi Mendes Pereira da
Resumo: Este trabalho de tese toma como objeto as práticas linguageiras de divulgação/popularização científica da Linguística no Brasil, a partir da história da constituição dessa ciência e de sua divulgação/popularização no país, do agir de linguistas como agentes e das respostas sociais no reconhecimento da ciência linguística. Partimos do questionamento: como se caracterizam histórica, agentiva e responsivamente as práticas linguageiras de divulgação/popularização científica da Linguística no Brasil? O objetivo geral é caracterizar histórica, agentiva e responsivamente as práticas linguageiras de divulgação/popularização da ciência linguística no Brasil. Os objetivos específicos são: i) averiguar o processo de construção sócio-histórica da ciência linguística no contexto brasileiro e sua respectiva divulgação/popularização; ii) analisar o agir de linguistas como agentes nas práticas linguageiras de divulgação/popularização científica da Linguística no cenário nacional; iii) avaliar as respostas da sociedade frente às práticas linguageiras de divulgação/popularização científica da Linguística no Brasil, no que tange ao reconhecimento social dessa ciência. Fundamentados no Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), a partir de Bronckart (1999, 2006), e em estudos sobre Ciência e Pesquisa Científica (Popper, 1972; Demo, 1985, 1995; Chalmers, 1993), História da Linguística como Ciência (CLG, 2012; Câmara Jr., 1976; Furtado da Cunha; Costa; Martelotta, 2011; Altman, 2021), Divulgação Científica (Reis, 1954, 1983; Bueno, 1984; Zamboni, 2001; Leibruder, 2011; Grillo, 2013), Popularização Científica (Motta-Roth, 2009), Responsividade (Bakhtin, 2003; Volóchinov, 2017; Menegassi, 2008, 2009), na Teoria Geral dos Sistemas (Bertalanffy, 2010) e outros, desenvolvemos uma pesquisa, conforme Silveira e Córdova (2009) e Gil (2002), teórico-aplicada (quanto à natureza), qualitativa (quanto à abordagem), exploratório-descritiva (quanto aos objetivos) e bibliográfica, documental e estudo de caso (quanto ao estado do corpus e aos procedimentos). Além de documentos bibliográficos sobre a história e a divulgação/popularização da Linguística no Brasil, o corpus é constituído de entrevistas a 8 coordenadores de pós-graduação stricto sensu em Linguística e a 7 divulgadores científicos da Linguística, questionários a 15 professores de estágio supervisionado atuantes em cursos de licenciatura em Letras/Português/Linguística, a 30 professores de Língua Portuguesa atuantes na Educação Básica e a 50 interlocutores sociais (pessoas de diferentes áreas/segmentos sociais), um total de 110 colaboradores, com representantes de todas as cinco regiões do país. Os resultados e análises indicam, em linhas gerais: quanto à história, que a ciência teve um percurso sócio-histórico de constituição pela e para a elite socioeconômica brasileira e assim foi também em termos de divulgação científica, e à Linguística, por ser uma ciência recente quando comparada a ciências da natureza e exatas, restou a carência em termos de reconhecimento social, e que há preocupação, ao mesmo tempo tardia (em relação às demais ciências) e recente (pela jovialidade da Linguística), para maior desenvolvimento de práticas de divulgação/popularização; quanto ao agir, em geral, os linguistas demonstram interesses por essas práticas, a escola parece ter potencial como espaço para tal, e, a despeito da aparente instrumentalização para o agir, carece-se de sistematização e institucionalização; quanto à aparente prevalência de responsividade silenciosa dos interlocutores sociais no reconhecimento da Linguística, por ter vínculo, nos dados analisados, com o grau de escolaridade dos colaboradores e com a inserção na cultura disciplinar da Linguística, pode ser reflexivocriticamente ativada com a educação científica específica em Linguística. Concluímos que a popularização da ciência linguística no Brasil, como diálogo agentivo-responsivo entre ciência e sociedade, requer maior engajamento dos linguistas na pesquisa, no ensino, na extensão e na divulgação científica propriamente dita, na sistematização de um continuum rumo a uma maior responsividade social. Assim, este trabalho busca contribuir para as discussões sobre a temática na academia, a fim de que os linguistas passem a ocupar esse papel de diálogo com sociedade. Palavras-chave: divulgação científica; popularização científica; linguística; ciência; interacionismo sociodiscursivo.
Abstract: This thesis focuses on the linguistic practices involved in the scientific dissemination and popularization of Linguistics in Brazil. It approaches the topic through the lens of the historical development of Linguistics as a scientific discipline in the country, examining how it has been dissemination and popularized, the role of linguists as active agents in this process, and society's responses in terms of recognizing Linguistics as a legitimate science. Grounded within the field of Applied Linguistics, the research is guided by the central question: how are the linguistic practices of scientific dissemination and popularization of Linguistics in Brazil historically, agentively, and responsively characterized? The general objective is to describe these linguistic practices through historical, agentive, and responsive perspectives. The specific objectives are: i) to investigate the socio-historical process of the constitution of Linguistics as a science in Brazil and its corresponding dissemination and popularization; ii) to analyze the actions of linguists as agents in linguistic practices of scientific dissemination and popularization within the national context; and iii) to assess societal responses to such practices, particularly regarding the social recognition of Linguistics as a science. The theoretical framework is based on SocioDiscursive Interactionism (Bronckart, 1999, 2006) and supported by studies on Science and Scientific Research (Popper, 1972; Demo, 1985, 1995; Chalmers, 1993), the History of Linguistics as a Science (CLG, 2012; Câmara Jr., 1976; Furtado da Cunha, Costa, Martelotta, 2011; Altman, 2021), Scientific Dissemination (Reis, 1954, 1983; Bueno, 1984; Zamboni, 2001; Leibruder, 2011; Grillo, 2013), Scientific Popularization (Motta-Roth, 2009), Responsiveness (Bakhtin, 2003; Volóchinov, 2017; Menegassi, 2008, 2009), General Systems Theory (Bertalanffy, 2010), among others. In accordance with the concepts of Silveira and Córdova (2009) and Gil (2002), this research is theoretical-applied in nature, qualitative in approach, exploratory-descriptive in purpose, and employs bibliographic, documentary, and case study method in terms of corpus and procedures. In addition to bibliographic documents on the history and dissemination/popularization of Linguistics in Brazil, the corpus comprises interviews with 8 coordinators of stricto sensu postgraduate programs in Linguistics, 7 scientific communicators in the field, surveys with 15 professors in charge of supervised student teaching programs in majors such as Portuguese and Linguistics, 30 Portuguese language teachers working in Basic Education, and 50 individuals from diverse social segments – amounting to 110 participants from all five regions of the country. The findings and analyses indicate, in broad terms: i) historically, the development of Linguistics as a science in Brazil occurred within and for the socioeconomic elite, a pattern also reflected in its dissemination; due to its relatively recent establishment compared to the natural and exact sciences. Additionally, Linguistics still lacks broad social recognition, though there is a growing (yet delayed) concern to develop more robust dissemination practices; ii) with regard to agency, linguists generally demonstrate interest in dissemination/popularization practices, and schools appear to be a promising space for such activities, although a lack of systematization and institutionalization remains a challenge; iii) in terms of responsiveness, social interlocutors tend to exhibit a silent response toward the recognition of Linguistics, a response that appears to correlate with educational background and familiarity with the disciplinary culture of Linguistics. This silent responsiveness can be reflectively and critically activated through targeted scientific education in the field. In conclusion, the popularization of Linguistics in Brazil – as an agentiveresponsive dialogue between science and society – demands greater engagement from linguists in research, teaching, outreach programs, and dedicated science communication efforts, aiming toward the construction of a continuum that fosters increased social responsiveness.
RESUMEN Este trabajo de tesis toma como objeto las prácticas de lenguaje de divulgación/popularización científica de la Lingüística en Brasil, a partir de la historia de la constitución de esa ciencia y de su divulgación/popularización en el país, de la actuación de lingüistas como agentes y de las respuestas sociales en el reconocimiento de la ciencia lingüística. Inseridos en el ámbito de la Lingüística Aplicada, partimos del cuestionamiento: ¿cómo se caracterizan histórica, agentiva y responsivamente las prácticas de lenguaje de divulgación/popularización científica de la Lingüística en Brasil? El objetivo general es caracterizar histórica, agentiva y responsivamente las prácticas de lenguaje de divulgación/popularización de la ciencia lingüística en Brasil. Los objetivos específicos son: i) averiguar el proceso de construcción sociohistórico de la ciencia lingüística en el contexto brasileño y su respectiva divulgación/popularización; ii) analizar la actuación de lingüistas como agentes en las prácticas de lenguaje de divulgación/popularización científica de Lingüística en el escenario nacional; iii) evaluar las respuestas de la sociedad frente a las prácticas de lenguaje de divulgación/popularización científica de la Lingüística en Brasil, en lo que respecta el reconocimiento social de esta ciencia. Fundamentados en el Interaccionismo Sociodiscursivo (ISD), según Bronckart (1999, 2006), y en los estudios sobre Ciencia e Investigación Científica (Popper, 1972; Demo, 1985, 1995; Chalmers, 1993), Historia de la Lingüística como Ciencia (CLG, 2012; Câmara Jr., 1976; Furtado da Cunha; Costa; Martelotta, 2011; Altman, 2021), Divulgación Científica (Reis, 1954, 1983; Bueno, 1984; Zamboni, 2001; Leibruder, 2011; Grillo, 2013), Popularización Científica (Motta-Roth, 2009), Responsividad (Bakhtin, 2003; Volóchinov, 2017; Menegassi, 2008, 2009), en la Teoría General de los Sistemas (Bertalanffy, 2010) y otros, desarrollamos una investigación, conforme Silveira y Córdova (2009) y Gil (2002), teórico-aplicada (en cuanto a su naturaleza), cualitativa (en cuanto al enfoque), exploratorio-descriptiva (en cuanto a los objetivos) y bibliográfica, documental y estudio de caso (en cuanto al estudio del corpus y a los procedimientos). Además de los documentos bibliográficos sobre la historia y la divulgación/popularización de la Lingüística en Brasil, el corpus es constituido de entrevistas a 8 coordinadores de posgrado stricto sensu en Lingüística y a 7 divulgadores científicos de Lingüística, cuestionarios a 15 profesores de pasantía supervisadas actuantes en cursos de licenciatura en Letras/Portugués/Lingüística, a 30 profesores de Lengua Portuguesa actuantes en Educación Básica y a 50 interlocutores sociales (personas de diferentes áreas/segmentos sociales), un total de 110 colaboradores, con representantes de todas las cinco regiones del país. Los resultados y análisis indican, en líneas generales: en cuanto a la historia, que la ciencia tuvo un recorrido sociohistórico de constitución por y para la elite socioeconómica brasileña y asimismo en termos de divulgación científica, y que la Lingüística, por ser una ciencia reciente, cuando comparada a las ciencias de la naturaleza y exactas, presenta una carencia en términos de reconocimiento social, y que hay preocupación, al mismo tiempo tardía (en relación a otras ciencias) y reciente (por la juventud de la Lingüística), para un mayor desarrollo de prácticas de divulgación/popularización; en cuanto la actuación, en general, los lingüistas demuestran interés por esas prácticas, la escuela parece tener potencial como espacio para ello, y, pese a la aparente instrumentalización para la actuación, se necesita de sistematización e institucionalización; en cuanto a la aparente prevalencia de una responsividad silenciosa de los interlocutores sociales en el reconocimiento de la Lingüística, por tener relación, en los datos analizados, el grado de escolaridad de los colaboradores y la inserción en la cultura disciplinar de la Lingüística, puede ser activada de manera reflexiva y crítica con la educación científica específica en Lingüística. Concluimos que la popularización de la ciencia lingüística en Brasil, como diálogo agentivo-responsivo entre ciencia y sociedad, requiere un mayor compromiso de los lingüistas en la investigación, en la enseñanza, en la extensión y en la divulgación científica propiamente dicha, en la sistematización de un continuum hacia a una mayor responsividad social.
Palavras-chave: Linguística
Divulgação científica
Popularização científica
Interacionismo sociodiscursivo
Scientific dissemination
Scientific popularization
Linguistics
Science
Sociodiscursive interactionism
Applied linguistics
Divulgación científica
Popularización científica
Interaccionismo sociodiscursivo
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34947
Data do documento: 13-Fev-2025
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GuilhermeMoésRibeiroDeSousa_Tese.pdf7,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
GuilhermeMoésRibeiroDeSousa_Tese_Errata.pdf92,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons