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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34949
Tipo: | Dissertação |
Título: | O processo de formação do/a mestre/a de capoeira na dimensão da educação popular e do enfrentamento ao racismo |
Autor(es): | João, Dário Pereira |
Primeiro Orientador: | Silva, Severino Bezerra da |
Resumo: | O presente trabalho dissertativo teve como foco a análise do saber na/da roda de Capoeira Angola no processo de formação do Mestre de capoeira numa perspectiva da Educação Popular e de combate ao racismo. Para tal, foram eleitos os seguintes objetivos específicos: a) identificar quais os saberes/fazeres exigidos para a formação do Mestre de capoeira na década de 2000, a partir dos princípios capoeirísticos; b) compreender como aconteceu o processo de transformação do Mestre de capoeira para o Mestre-educador de capoeira atual numa perspectiva da Educação Popular e c) refletir como o Mestre contribui na melhoria da educação das relações étnico-raciais de negros e não-negros e de combate ao racismo a partir da memória, oralidade e corporeidade da capoeira. A pesquisa foi do tipo qualitativa com a abordagem de pesquisa participante, na qual me inseri no universo pesquisado. A pesquisa foi dividida em três momentos: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa participante. Foram utilizadas para a coleta de dados a técnica da entrevista semiestruturada. O autor realizou entrevistas semiestruturadas com quatro Mestres e uma mestra de Capoeira Angola: Norival Moreira de Oliveira (Mestre Nô), fundador do Grupo Capoeira Angola Palmares, Salvador, Bahia; Lázaro dos Prazeres dos Santos (Mestre Lázaro), fundador do Grupo de Capoeira Angola Guerreiro de Palmares, Salvador, Bahia; Marcos Antônio Batista (Mestre Sabiá), fundador do Grupo de Capoeira Badauê, Campina Grande, Paraíba; Joseane Pinheiro Côrrea (Mestra Jô), do Grupo Capoeira Angola Palmares, Florianópolis, Santa Catarina e Marcos Antônio Santos Silva (Mestre Marcos Baiano), Maceió, Alagoas também do Grupo Capoeira Angola Palmares. Fizemos uma análise temática do conteúdo das falas dos/das metres/a tomando como referência os aportes teóricos e práticos da educação popular, da pesquisa participante e da Capoeira Angola. Os resultados apontaram as contribuições do processo de formação da/o mestra/e de capoeira na perspectiva da educação popular que apresentaram as possíveis considerações a partir de um dado momento no tempo e no espaço que não pretendeu ser a única resposta à pergunta inicial, mas revelou a relação do/a Mestre/a e da Capoeira Angola Periférica de Rua para a educação antirracista, a afirmação positiva da identidade negra para pessoas negras e não negras e do combate ao racismo. |
Abstract: | This dissertation focuses on the analysis of knowledge within the circle of Capoeira Angola in the formation process of a Capoeira master from a Popular Education perspective and in the fight against racism. To this end, the following specific objectives were established: a) to identify the knowledge and practices required for the formation of a Capoeira master in the 2000s, based on Capoeira principles; b) to understand how the transformation process from Capoeira master to the current Capoeira educator-master took place within the framework of Popular Education; and c) to reflect on how the master aids in enhancing the education of ethnic-racial relations between Black and non-Black individuals and in combatting racism, drawing from the memory, oral traditions, and bodily practices of Capoeira. This research was qualitative in nature and employed a participatory research approach in which I immersed myself within the studied universe. The study was divided into three phases: bibliographic research, documentary research, and participatory research. Data collection methods included field diaries and semi-structured interviews. The author conducted semi-structured interviews with four Capoeira Angola masters and one mistress: Norival Moreira de Oliveira (Master Nô), founder of the Capoeira Angola Palmares Group in Salvador, Bahia; Lázaro dos Prazeres dos Santos (Master Lázaro), founder of the Warrior of Palmares Capoeira Angola Group in Salvador, Bahia; Marcos Antônio Batista (Master Sabiá), founder of the Badauê Capoeira Group in Campina Grande, Paraíba; Joseane Pinheiro Côrrea (Mistress Jô) from the Capoeira Angola Palmares Group in Florianópolis, Santa Catarina; and Marcos Antônio Santos Silva (Master Marcos Baiano) from Maceió, Alagoas, also of the Capoeira Angola Palmares Group. We will conduct a thematic analysis of the statements of the masters/mistress, referencing the theoretical and practical contributions of popular education, participatory research, and Capoeira Angola. The results aim to highlight the contributions of the Capoeira master training process from a popular education perspective. It will present potential considerations from a specific point in time and space that do not intend to be the sole answer to the initial question but will reflect on the relationship of the master/mistress and Capoeira Angola in the promotion of anti-racist education, the positive affirmation of Black identity for both Black and non-Black individuals, and the fight against racism. |
Palavras-chave: | Capoeira Angola Educação popular Mestre Combate ao racismo Popular Education Master Combatting Racism |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34949 |
Data do documento: | 3-Jul-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
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