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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34949
Tipo: Dissertação
Título: O processo de formação do/a mestre/a de capoeira na dimensão da educação popular e do enfrentamento ao racismo
Autor(es): João, Dário Pereira
Primeiro Orientador: Silva, Severino Bezerra da
Resumo: O presente trabalho dissertativo teve como foco a análise do saber na/da roda de Capoeira Angola no processo de formação do Mestre de capoeira numa perspectiva da Educação Popular e de combate ao racismo. Para tal, foram eleitos os seguintes objetivos específicos: a) identificar quais os saberes/fazeres exigidos para a formação do Mestre de capoeira na década de 2000, a partir dos princípios capoeirísticos; b) compreender como aconteceu o processo de transformação do Mestre de capoeira para o Mestre-educador de capoeira atual numa perspectiva da Educação Popular e c) refletir como o Mestre contribui na melhoria da educação das relações étnico-raciais de negros e não-negros e de combate ao racismo a partir da memória, oralidade e corporeidade da capoeira. A pesquisa foi do tipo qualitativa com a abordagem de pesquisa participante, na qual me inseri no universo pesquisado. A pesquisa foi dividida em três momentos: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa participante. Foram utilizadas para a coleta de dados a técnica da entrevista semiestruturada. O autor realizou entrevistas semiestruturadas com quatro Mestres e uma mestra de Capoeira Angola: Norival Moreira de Oliveira (Mestre Nô), fundador do Grupo Capoeira Angola Palmares, Salvador, Bahia; Lázaro dos Prazeres dos Santos (Mestre Lázaro), fundador do Grupo de Capoeira Angola Guerreiro de Palmares, Salvador, Bahia; Marcos Antônio Batista (Mestre Sabiá), fundador do Grupo de Capoeira Badauê, Campina Grande, Paraíba; Joseane Pinheiro Côrrea (Mestra Jô), do Grupo Capoeira Angola Palmares, Florianópolis, Santa Catarina e Marcos Antônio Santos Silva (Mestre Marcos Baiano), Maceió, Alagoas também do Grupo Capoeira Angola Palmares. Fizemos uma análise temática do conteúdo das falas dos/das metres/a tomando como referência os aportes teóricos e práticos da educação popular, da pesquisa participante e da Capoeira Angola. Os resultados apontaram as contribuições do processo de formação da/o mestra/e de capoeira na perspectiva da educação popular que apresentaram as possíveis considerações a partir de um dado momento no tempo e no espaço que não pretendeu ser a única resposta à pergunta inicial, mas revelou a relação do/a Mestre/a e da Capoeira Angola Periférica de Rua para a educação antirracista, a afirmação positiva da identidade negra para pessoas negras e não negras e do combate ao racismo.
Abstract: This dissertation focuses on the analysis of knowledge within the circle of Capoeira Angola in the formation process of a Capoeira master from a Popular Education perspective and in the fight against racism. To this end, the following specific objectives were established: a) to identify the knowledge and practices required for the formation of a Capoeira master in the 2000s, based on Capoeira principles; b) to understand how the transformation process from Capoeira master to the current Capoeira educator-master took place within the framework of Popular Education; and c) to reflect on how the master aids in enhancing the education of ethnic-racial relations between Black and non-Black individuals and in combatting racism, drawing from the memory, oral traditions, and bodily practices of Capoeira. This research was qualitative in nature and employed a participatory research approach in which I immersed myself within the studied universe. The study was divided into three phases: bibliographic research, documentary research, and participatory research. Data collection methods included field diaries and semi-structured interviews. The author conducted semi-structured interviews with four Capoeira Angola masters and one mistress: Norival Moreira de Oliveira (Master Nô), founder of the Capoeira Angola Palmares Group in Salvador, Bahia; Lázaro dos Prazeres dos Santos (Master Lázaro), founder of the Warrior of Palmares Capoeira Angola Group in Salvador, Bahia; Marcos Antônio Batista (Master Sabiá), founder of the Badauê Capoeira Group in Campina Grande, Paraíba; Joseane Pinheiro Côrrea (Mistress Jô) from the Capoeira Angola Palmares Group in Florianópolis, Santa Catarina; and Marcos Antônio Santos Silva (Master Marcos Baiano) from Maceió, Alagoas, also of the Capoeira Angola Palmares Group. We will conduct a thematic analysis of the statements of the masters/mistress, referencing the theoretical and practical contributions of popular education, participatory research, and Capoeira Angola. The results aim to highlight the contributions of the Capoeira master training process from a popular education perspective. It will present potential considerations from a specific point in time and space that do not intend to be the sole answer to the initial question but will reflect on the relationship of the master/mistress and Capoeira Angola in the promotion of anti-racist education, the positive affirmation of Black identity for both Black and non-Black individuals, and the fight against racism.
Palavras-chave: Capoeira Angola
Educação popular
Mestre
Combate ao racismo
Popular Education
Master
Combatting Racism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34949
Data do documento: 3-Jul-2024
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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