Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34956
Tipo: | TCC |
Título: | A afetividade como elemento facilitador para aprendizagem no ensino fundamental: uma revisão sistemática |
Autor(es): | Santos, Júlia Mendes dos |
Primeiro Orientador: | Moura, Flávia Moura de |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo conhecer a contribuição da afetividade na aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental, por meio de uma revisão sistemática da literatura. Foram consultadas as bases de dados LILACS, SciELO e Periódicos CAPES, resultando na seleção de três artigos publicados entre 2019 e 2020. A análise dos dados permitiu a criação de quatro categorias de discussão: 1) Aspectos afetivos no processo de ensinoaprendizagem; 2) Sentimentos dos alunos no ambiente escolar; 3) Questão de gênero; 4) Percepção dos professores sobre a contribuição da afetividade. Os resultados indicam uma contribuição significativa da afetividade no processo de aprendizagem, mostrando que o desempenho escolar está intimamente ligado às emoções e sentimentos das crianças, especialmente em situações de dificuldades de aprendizagem. A pesquisa amplia a compreensão das dimensões afetivas no ambiente escolar, considerando de forma holística todos os agentes envolvidos: a escola, os professores, a família e o próprio aluno. |
Abstract: | The present work aimed to investigate the contribution of affectivity to the learning of elementary school students, through a systematic review of the literature. The LILACS, SciELO and CAPES Periodicals databases were consulted, resulting in the selection of three articles published between 2019 and 2020. Data analysis allowed the creation of four discussion categories: 1) Affective aspects in the teaching-learning process; 2) Students’ feelings in the school environment; 3) Gender issue; 4) Teachers’ perception of the contribution of affectivity. The results indicate a significant contribution of affectivity in the learning process, showing that school performance is closely linked to children's emotions and feelings, especially in situations of learning difficulties. The research expands the understanding of the affective dimensions in the school environment, considering in a holistic way all the agents involved: the school, the teachers, the family and the student himself. |
Palavras-chave: | Afetividade Aprendizagem Ensino fundamental Psicopedagogia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicopedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34956 |
Data do documento: | 16-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JMS27062025.pdf | 695,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons