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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34976
Tipo: | TCC |
Título: | Efeitos psicolinguísticos na leitura de crianças brasileiras e moçambicanas |
Autor(es): | Silvestre, Lígia Caroline Martins |
Primeiro Orientador: | Minervino, Carla Alexandra da Silva Moita |
Segundo Orientador: | Frederico, Glória Quizito Fulai |
Resumo: | Este estudo se trata de uma pesquisa descritiva, de recorte transversal e análise quantitativa que buscou comparar os efeitos psicolinguísticos na leitura de crianças brasileiras e moçambicanas nos anos iniciais de ensino. Com uma amostra de 201 crianças de 7 a 9 anos, dos 2° e 3° anos iniciais de Ensino Fundamental e 1° Ciclo, sendo 90 brasileiras e 111 moçambicanas, a pesquisa analisou o desempenho das crianças em uma tarefa de leitura de palavras isoladas quanto aos efeitos de regularidade, extensão, frequência e lexicalidade através de uma análise estatística para comparar a precisão na leitura de palavras e pseudopalavras entre os grupos. Os resultados mostraram que, no grupo brasileiro o efeito de regularidade foi significativo, sugerindo maior dependência da rota fonológica. Por outro lado, as crianças moçambicanas apresentaram um desenvolvimento mais equilibrado entre as rotas fonológica e lexical, com um efeito de regularidade nulo. Ambos os grupos demonstraram progressão ao longo dos anos escolares, com uma predominância crescente da rota lexical do 2° para o 3° ano, conforme previsto pelos modelos de desenvolvimento de leitura. Embora o currículo de ambos os países sugira métodos sintéticos de alfabetização, como o fônico e o misto, é uma possibilidade que no Brasil os professores ainda optam frequentemente pelo método global, o que pode impactar no perfil de leitura. As diferenças e similaridades identificadas fornecem subsídios para o diagnóstico e intervenção em dificuldades de leitura em diferentes contextos sociolinguísticos, além de contribuírem para o desenvolvimento de instrumentos de avaliação adaptados às particularidades de cada país. |
Abstract: | This study is a descriptive, cross-sectional, and quantitative research that aimed to compare the psycholinguistic effects on the reading of Brazilian and Mozambican children in the early years of schooling. With a sample of 201 children aged 7 to 9 years, from the 2nd and 3rd years of Elementary School and the 1st Cycle, consisting of 90 Brazilian and 111 Mozambican children, the research analyzed the children's performance in a single-word reading task regarding the effects of regularity, length, frequency, and lexicality through statistical analysis to compare word and pseudoword reading accuracy between the groups. The results showed that in the Brazilian group, the regularity effect was significant, suggesting a greater reliance on the phonological route. On the other hand, Mozambican children demonstrated a more balanced development between the phonological and lexical routes, with a null regularity effect. Both groups showed progress throughout the school years, with a growing dominance of the lexical route from the 2nd to the 3rd year, as predicted by reading development models. Although the curriculum in both countries suggests synthetic literacy methods, such as phonics and mixed methods, it is possible that in Brazil, teachers still frequently opt for the global method, which may impact the reading profile. The identified differences and similarities provide support for the diagnosis and intervention in reading difficulties in different sociolinguistic contexts, as well as contribute to the development of assessment tools adapted to the particularities of each country. |
Palavras-chave: | Aquisição da leitura Psicolinguística Efeito de regularidade Estratégias de leitura |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicopedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34976 |
Data do documento: | 24-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
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