Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34979
Tipo: | Dissertação |
Título: | As práticas pedagógicas dos movimentos sociais como uma ação de educação em e para os direitos humanos : a experiência das Cirandas Infantis do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) |
Autor(es): | Faria, Caroline Cunha |
Primeiro Orientador: | Moreira, Orlandil de Lima |
Resumo: | O presente trabalho é um estudo sobre a prática pedagógica chamada Cirandas Infantis promovida no contexto do Movimento dos Atingidos por Barragens enquanto uma ação de educação em direitos humanos. A pesquisa descreve a trajetória do Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB), apresenta a prática político-pedagógica das Cirandas Infantis e analisa as atividades desenvolvidas neste espaço com o objetivo de suscitar a discussão de entendê-lo enquanto prática de educação em direitos humanos no âmbito não-formal. O objetivo geral deste trabalho é compreender como a prática educativa das Cirandas Infantis, do Movimento dos Atingidos por Barragem, se constitui enquanto uma ferramenta pedagógica para a educação em e para direitos humanos junto aos sujeitos/as crianças e adolescentes atingidos por barragem. Para tal o presente trabalho relaciona e discute os conceitos de educação popular e educação em direitos humanos, onde este último herda do primeiro a vocação para a transformação social, tão presente no cotidiano dos Movimentos Sociais. São mobilizados assim os referenciais teóricos latinoamericanos e brasileiros como Paulo Freire no que tange à educação popular, Maria da Glória Gohn e Miguel Arroyo e seus escritos sobre movimentos sociais e populares, Maria Nazaré Zenaide e Thula Pires sobre Direitos Humanos e a necessidade de racializar o debate em torno dele. A presente pesquisa tem caráter qualitativo e foram analisados vídeos da página do youtube do MAB, cartilhas construídas pelo Movimento bem como documentos produzidos nas próprias cirandas, com o objetivo de analisar a metodologia que o Movimento utiliza para promover as cirandas infantis. O reconhecimento das práticas pedagógicas dos Movimentos Sociais, especificamente as Cirandas Infantis, enquanto prática de educação em e para os direitos humanos só é possível a partir das sistematizações e publicações do próprio Movimento e de Roseli Caldart, Ana Aparecida Alberti, que também figuram como referencial teórico deste escrito. Foi possível concluir que as cirandas infantis se constituem em uma ferramenta de promoção da cultura de respeito aos direitos humanos como também de compreensão destes direitos enquanto passíveis de serem disputados, reafirmando seu teor de uma prática político-pedagógica de educação em e para os direitos humanos. |
Abstract: | This paper is a study of the pedagogical practice called Cirandas Infantis (Children's Circles) promoted in the context of the Movement of Dam-Affected People as a human rights education action. The research describes the trajectory of the Movement of Dam-Affected People (MAB), presents the political-pedagogical practice of Cirandas Infantis (Children's Circles) and analyzes the activities developed in this space with the aim of raising the discussion of understanding it as a practice of human rights education in the non-formal sphere. The general aim of this work is to understand how the educational practice of Cirandas Infantis, run by the Movement of People Affected by Dams, is constituted as a pedagogical tool for human rights education with children and adolescents affected by dams. To this end, this work relates and discusses the concepts of popular education and human rights education, where the latter inherits from the former the vocation for social transformation, so present in the daily life of Social Movements. Latin American and Brazilian theoretical references are mobilized, such as Paulo Freire on popular education, Maria da Glória Gohn and Miguel Arroyo and their writings on social and popular movements, Maria Nazaré Zenaide and Thula Pires on human rights and the need to racialize the debate around them. This qualitative research analyzed videos from MAB's YouTube page, booklets produced by the Movement as well as documents produced in the cirandas themselves, with the aim of analyzing the methodology that the Movement uses to promote children's cirandas. The recognition of the pedagogical practices of Social Movements, specifically the Cirandas Infantis (Children's Circles), as a practice of education in and for human rights is only possible from the systematizations and publications of the Movement itself and of Roseli Caldart, Ana Aparecida Alberti, who also figure as the theoretical reference of this writing. It was possible to conclude that the Cirandas Infantis are a tool for promoting a culture of respect for human rights, as well as for understanding these rights as something that can be disputed, reaffirming their content as a political-pedagogical practice of education in and for human rights. |
Palavras-chave: | Movimentos sociais - Práticas pedagógicas Educação Popular Educação em direitos humanos Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) Ciranda infantil Social movements Popular education Human rights education MAB Children's ciranda |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Direitos Humanos |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34979 |
Data do documento: | 19-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CarolineCunhaFaria_Dissert.pdf | 1,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons