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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34981
Tipo: TCC
Título: Psicopedagogia e nutrição: como a alimentação nos ensina sobre o aprender infantil
Autor(es): Queiroz, Lucas Raphael da Costa
Primeiro Orientador: Finco, Mateus David
Resumo: A relação entre alimentação saudável, desenvolvimento cognitivo e aprendizagem na infância é profunda e multifacetada. Assim, devido a importância desta temática o presente trabalho, teve como objetivo geral compreender como a alimentação participa no processo de aprendizagem durante o desenvolvimento infantil. Este trabalho se trata de uma pesquisa bibliográfica de natureza exploratória com abordagem qualitativa. Estudos indicam que uma nutrição adequada, rica em nutrientes essenciais, influencia diretamente o desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional das crianças. O ambiente familiar, em especial os hábitos alimentares dos pais e a participação em refeições compartilhadas, moldam as preferências alimentares infantis, o que impacta a autorregulação e saúde a longo prazo. A introdução precoce de alimentos processados e ultra processados também afeta negativamente a saúde das crianças, reforçando a necessidade de um ambiente alimentar saudável. Pelo mundo a escola desempenha um papel vital na promoção de hábitos alimentares saudáveis. No Brasil, políticas públicas saudáveis, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), é quem traz essas diretrizes e iniciativas como Educação Alimentar e Nutricional (EAN), quando aplicadas de forma lúdica, têm mostrado eficácia na melhoria das escolhas alimentares e na promoção de hábitos saudáveis. A Psicopedagogia pode colaborar com a Nutrição em ambientes diversos, seja em casa ou no ambiente escolar, auxiliando na promoção de práticas alimentares adequadas que favoreçam o desenvolvimento cognitivo e a aprendizagem das crianças. No entanto, mais estudos são necessários para explorar a interconexão entre esses campos, especialmente no contexto clínico e institucional.
Abstract: The relationship between healthy eating, cognitive development, and learning in childhood is profound and multifaceted. Thus, due to the importance of this theme, the present study aimed to understand how nutrition contributes to the learning process during child development. This work is a bibliographic research of an exploratory nature with a qualitative approach. Studies indicate that adequate nutrition, rich in essential nutrients, directly influences children's physical, cognitive, and socioemotional development. The family environment, particularly parents' eating habits and participation in shared meals, shapes children's food preferences, impacting self-regulation and long-term health. Early introduction of processed and ultraprocessed foods also negatively affects children's health, reinforcing the need for a healthy food environment. Globally, schools play a vital role in promoting healthy eating habits. In Brazil, public health policies, such as the National School Feeding Program (PNAE), provide these guidelines, and initiatives like Food and Nutrition Education (EAN), when applied in playful ways, have proven effective in improving food choices and promoting healthy habits. Psychopedagogy can collaborate with Nutrition in diverse environment such as home and school, helping promote appropriate eating practices that favor cognitive development and children's learning. Nevertheless, further studies are needed to explore the interconnection between these fields, especially in clinical and institutional contexts.
Palavras-chave: Aprendizagem
Psicopedagogia
Nutrição
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicopedagogia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34981
Data do documento: 27-Set-2024
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

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