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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34983
Tipo: TCC
Título: Transtornos alimentares, imagem corporal e desempenho acadêmico em atletas universitários: uma revisão sistemática
Autor(es): Brandão, Maria Alícia Vieira
Primeiro Orientador: Finco, Mateus David
Resumo: O artigo explora a relação entre transtornos alimentares, imagem corporal e desempenho acadêmico em atletas universitários, destacando a pressão para equilibrar as demandas esportivas e acadêmicas. Atletas de alto rendimento enfrentam pressões estéticas que podem levar à insatisfação corporal e a hábitos alimentares desordenados, fatores que influenciam negativamente tanto a saúde mental quanto o desempenho acadêmico. Esta pesquisa apresenta uma revisão sistemática de literatura (RSL), de natureza qualitativa, e visa destacar a importância do tema e como esses transtornos podem afetar os atletas universitários. Analisou como a busca por um corpo ideal afeta esses atletas, revelando que as distorções na imagem corporal e a pressão estética estão associadas a transtornos alimentares, com impacto significativo na performance acadêmica. Os resultados da revisão indicam que a pressão estética e as distorções da imagem corporal afetam significativamente os hábitos alimentares e a saúde mental dos atletas universitários, com impactos claros sobre o desempenho acadêmico. O estudo também sublinha a importância de intervenções que promovam a saúde mental e o bem-estar, destacando o papel da psicopedagogia na criação de estratégias para ajudar esses atletas a equilibrar suas responsabilidades esportivas e educacionais. A pesquisa reforça a necessidade de apoio institucional para minimizar os efeitos negativos das pressões estéticas e alimentar esses estudantes, garantindo um ambiente saudável para o desenvolvimento acadêmico e atlético.
Abstract: The article explores the relationship between eating disorders, body image and academic performance in university athletes, highlighting the pressure to balance sports and academic demands. High-performance athletes face aesthetic pressures that can lead to body dissatisfaction and disordered eating habits, factors that negatively influence both mental health and academic performance. This research presents a systematic review of literature (RSL), qualitative in nature, and aims to highlight the importance of the theme and how these disorders can affect university athletes. He analyzed how the search for an ideal body affects these athletes, revealing that distortions in the body image and aesthetic pressure are associated with eating disorders, with significant impact on academic performance. The results of the review indicate that aesthetic pressure and distortions of body image significantly affect eating habits and mental health of university athletes, with clear impacts on academic performance. The study also highlights the importance of interventions that promote mental health and well-being, highlighting the role of psychopedagogy in creating strategies to help these athletes balance their sporting and educational responsibilities. The research reinforces the need for institutional support to minimize the negative effects of aesthetic pressures and feed these students, ensuring a healthy environment for academic and athletic development.
Palavras-chave: Transtornos alimentares
Imagem corporal
Atletas universitários
Desempenho acadêmico
Psicopedagogia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicopedagogia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34983
Data do documento: 15-Out-2024
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

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