Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35002
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosendey, Raquel da Silva-
dc.date.accessioned2025-07-01T13:43:19Z-
dc.date.available2025-07-01-
dc.date.available2025-07-01T13:43:19Z-
dc.date.issued2024-10-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35002-
dc.description.abstractThe role of psychopedagogy in the school and family context of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) is essential to address the challenges these children face, such as difficulties in communication, social interaction, and repetitive behaviors. This study aims to investigate psychopedagogical practices used in schools and families, focusing on the main approaches aimed at educational support for children with ASD, seeking to identify the most effective practices to promote their autonomy and social skills. This is an integrative literature review, providing a broad analysis of recent studies on the topic, synthesizing the best educational and family practices in supporting children with ASD. The research concludes that the integration of efforts between educators and families is vital for the success of interventions and for promoting the autonomy and social skills of these children.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-07-01T13:43:19Z No. of bitstreams: 1 RSC01072025.pdf: 739903 bytes, checksum: 76148302c4393e0f028dce085147db36 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-01T13:43:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RSC01072025.pdf: 739903 bytes, checksum: 76148302c4393e0f028dce085147db36 (MD5) Previous issue date: 2024-10-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.subjectPsicopedagogiapt_BR
dc.subjectFamília - escolapt_BR
dc.titleA psicopedagogia na escola e na família em casos de autismo: uma revisão da literaturapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Sandra Cristina Moraes de-
dc.description.resumoA atuação da psicopedagogia no contexto escolar e familiar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é essencial para enfrentar os desafios que essas crianças apresentam, como dificuldades na comunicação, interação social e comportamentos repetitivos. Este estudo tem como objetivo investigar as práticas psicopedagógicas utilizadas na escola e na família, focando nas principais abordagens voltadas para o suporte educacional de crianças com TEA, visando identificar as práticas mais eficazes para promover sua autonomia e habilidades sociais. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, que proporciona uma análise ampla dos estudos recentes sobre o tema, sintetizando as melhores práticas educacionais e familiares no suporte a crianças com TEA. A pesquisa conclui que a integração de esforços entre educadores e familiares é vital para o sucesso das intervenções e para a promoção da autonomia e habilidades sociais dessas criançaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RSC01072025.pdf722,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.