Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35004
Tipo: TCC
Título: Impacto de oficina teórico-prática em manejo de vias aéreas no conhecimento de estudantes de medicina
Autor(es): Almeida, Ariel Eugenio Salgueiro de
Primeiro Orientador: Moreira, Marcia Adriana Dias Meirelles
Resumo: O manejo das vias aéreas é uma habilidade essencial, cuja eficácia pode significar a diferença entre a vida e a morte. O treinamento na temática é um componente fundamental da formação médica, e a simulação uma ferramenta essencial no ensino. No entanto, existe uma lacuna na literatura que corrobora metodologias eficazes e replicáveis, com boas evidências. O presente trabalho analisa o impacto de uma oficina teórico-prática em manejo de vias aéreas no conhecimento de estudantes de medicina. É um estudo exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada no Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba, localizado em João Pessoa – PB. A unidade dispõe de um laboratório com materiais de simulação em via aérea. A população elegível foi constituída por estudantes de Medicina que participaram da oficina. A amostra foi por conveniência, atendendo aos critérios de inclusão: adultos entre 18-64 anos; de ambos os sexos; estudantes de medicina; participantes da oficina. Os dados foram coletados através do Google Forms, após aceite do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os instrumentos foram elaborados pelo pesquisador tomando como base o estudo de LILOT et al. Os dados foram tratados quantitativamente por meio de estatística descritiva e inferencial, a partir do teste de Qui-quadrado. Para avaliar a normalidade da população foi utilizado o teste de Shapiro Wilk, e para avaliar a intervenção foi realizado o teste U de Mann-Whitney. O estudo envolveu estudantes provenientes de quatro universidades. A amostra foi de 51 participantes. 54% não possuía experiência no manejo de vias aéreas. Mais da metade (68,6%) dos estudantes avaliou seus conhecimentos como acima da média. Os resultados do teste qui-quadrado nas questões mostraram que a intervenção teve significância estatística em duas das seis aplicadas. O impacto da oficina sobre o grau de entendimento dos participantes teve um valor de p de 0,032, isso indica que existe uma diferença estatisticamente significativa entre os grupos. O grau de entendimento dos participantes apresentou uma melhoria significativa. Portanto, fica evidente que, apesar das limitações metodológicas, os resultados obtidos sugerem uma melhora significativa no entendimento dos participantes. Essas descobertas podem ser úteis para orientar futuras intervenções e novos estudos com metodologia mais rigorosa, que são poucos na literatura.
Abstract: Airway management is an essential skill, the effectiveness of which can mean the difference between life and death. Training in this area is a fundamental component of medical education, and simulation is an essential tool in teaching. However, there is a gap in the literature supporting effective and replicable methodologies with strong evidence. This study analyzes the impact of a theoretical-practical workshop on airway management in the knowledge of medical students. It is an exploratory and descriptive study with a quantitative approach. The research was conducted at the Center for Medical Sciences of the Federal University of Paraíba, located in João Pessoa – PB, Brazil. The facility has a laboratory with airway simulation materials. The eligible population consists of medical students who participated in the workshop. The sample was convenience-based, meeting inclusion criteria: adults aged 18-64; of both sexes; medical students; workshop participants. Data were collected using Google Forms, after obtaining informed consent. The instruments were developed by the researcher based on the study by LILOT et al. Data were quantitatively analyzed using descriptive and inferential statistics, with the chi-square test. The Shapiro-Wilk test was used to assess population normality, and the Mann-Whitney U test was used to evaluate the intervention. The study involved students from four universities, with a sample of 51 participants. 54% had no experience in airway management. More than half (68.6%) of the students rated their knowledge as above average. The chi-square test results on the questions showed that the intervention had statistical significance in two out of the six questions applied. The impact of the workshop on participants' understanding had a p-value of 0.032, indicating a statistically significant difference between groups. Participants' level of understanding showed significant improvement. Therefore, despite methodological limitations, the results suggest a significant improvement in participants' understanding. These findings may be useful for guiding future interventions and new studies with more rigorous methodology, which are scarce in the literature.
Palavras-chave: Manejo de vias aéreas
Simulação
Oficina teórico-prática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Medicina
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35004
Data do documento: 11-Nov- 24
Aparece nas coleções:TCC - Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARIEL EUGENIO SALGUEIRO DE ALMEIDA - TCC.pdf1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.