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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35039
Tipo: TCC
Título: Exergames na estimulação das funções executivas de indivíduos com TDAH
Autor(es): Dantas, Vagner Ramos
Primeiro Orientador: Finco, Mateus David
Resumo: Os exergames transformam movimentos corporais do jogador em ações de controle replicáveis nos jogos eletrônicos, evidenciado uma dinâmica promissora na estimulação das funções executivas, que são importantes para a aprendizagem, mas que podem estar comprometidas em indivíduos neuroatípicos. O objetivo do estudo foi conhecer o panorama atual das pesquisas que relacionam exergames às funções executivas em indivíduos com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Trata-se de uma pesquisa exploratória, com estudo transversal e abordagem qualitativa de uma revisão de literatura no período de 2019 a 2024 nas bases de dados: Periódicos CAPES, LILACS, SciELO e Research Rabbit. Foram utilizados os descritores em português e inglês: exergames, funções executivas e TDAH na busca de artigos originais. Do total de 125 artigos encontrados apenas 3 atenderam aos critérios de inclusão. Os estudos realizaram ensaios clínicos randomizados com pré-teste e pós teste, durando de 4 a 8 semanas, com sessões entre 30 e 50 minutos, com um público total de 117 indivíduos entre 6 e 16 anos. Os estudos evidenciaram melhoria significativa dos indivíduos com TDAH após a utilização dos exergames, na atenção sustentada e seletiva, percepção visual e funções executivas como: memória de trabalho, tomada de decisão, controle inibitório e flexibilidade cognitiva. Conclui-se que a prática de exergames pode ser utilizada no tratamento alternativo ao TDAH, estimulando a atenção, as funções executivas, no treino motor e no alívio da ansiedade. Entretanto, o ideal seria o desenvolvimento de exergames sérios, construídos com essa finalidade, para otimizar o tratamento e potencializar os resultados.
Abstract: Exergames transform the player's body movements into control actions that can be replicated in electronic games, showing a promising dynamic for stimulating executive functions, which are important for learning but can be compromised in neuroatypical individuals. The aim of this study was to find out the current state of research into exergames and executive functions in individuals with Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD). This is an exploratory study, with a cross-sectional study and a qualitative approach to a literature review from 2019 to 2024 in the following databases: Periódicos CAPES, LILACS, SciELO and Research Rabbit. The following descriptors were used in Portuguese and English: exergames, executive functions and ADHD in the search for original articles. Of the 125 articles found, only 3 met the inclusion criteria. The studies carried out randomized clinical trials with pre-test and post-test, lasting from 4 to 8 weeks, with sessions of between 30 and 50 minutes, with a total audience of 117 individuals aged between 6 and 16. The studies showed a significant improvement in sustained and selective attention, visual perception and executive functions such as working memory, decision-making, inhibitory control and cognitive flexibility in individuals with ADHD after using exergames. The conclusion is that exergames can be used as an alternative treatment for ADHD, stimulating attention, executive functions, motor training and relieving anxiety. However, the ideal would be the development of serious exergames, built for this purpose, to optimize treatment and enhance results.
Palavras-chave: Exergames
Funções executivas
Transtorno de Déficit de Atenção Hiperatividade (TDAH)
Aprendizagem
Jogos sérios
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicopedagogia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35039
Data do documento: 25-Out-2024
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

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