Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35047
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlcântara, Thayse Duarte-
dc.date.accessioned2025-07-02T21:37:40Z-
dc.date.available2024-10-25-
dc.date.available2025-07-02T21:37:40Z-
dc.date.issued2024-10-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35047-
dc.description.abstractConsidering the rise of casual electronic games over the past two decades, espe- cially since 2010, within the context of the popularization of digital platforms, this rese- arch investigates the relationship between the process of financialization, through micro- transactions, and game design. We focus on the freemium model, which reflects principles of neoliberal culture, such as profit maximization and the deregulation of mar- ket practices. To this end, the study examines the complex interconnections between the financial sector and the formulation of freemium games, fostering critical discussions about monetization strategies and their impact on the industry, academia, and society. In particular, we analyze Candy Crush Saga (King Digital Entertainment, 2012), a promi- nent example of this model. Through an analysis of the microtransaction interface, inclu- ding in-game item purchases, power-ups, and additional lives, and a literature review, we investigate how the game’s coercive, manipulative, and compulsive design encourages players to make frequent purchases. By examining the visual interfaces, it is possible to identify how microtransactions are implemented and how they reinforce compulsive behavior, highlighting how the process of financialization is closely related to microtran- sactions and game design.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Karla Oliveira (kmo@academico.ufpb.br) on 2025-07-02T21:37:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Alcântara, Thayse Duarte TCC.pdf: 1606312 bytes, checksum: 712f81cac8dec737671785b15ec1df0a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-02T21:37:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Alcântara, Thayse Duarte TCC.pdf: 1606312 bytes, checksum: 712f81cac8dec737671785b15ec1df0a (MD5) Previous issue date: 2024-10-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectFinanceirizaçãopt_BR
dc.subjectGame designpt_BR
dc.subjectMicrotransaçõespt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectFreemiumpt_BR
dc.subjectFinancializationpt_BR
dc.subjectGame designpt_BR
dc.subjectMicrotransactionpt_BR
dc.subjectFreemiumpt_BR
dc.titleAlém do código, por trás dos doces : a relação entre financeirização e game design no jogo freemium Candy Crush Sagapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Falcão, Thiago Pereira-
dc.description.resumoConsiderando a ascensão dos jogos eletrônicos casuais nas duas últimas décadas, especialmente a partir de 2010, no âmbito da popularização das plataformas digitais, esta pesquisa investiga a relação entre o processo de financeirização, a partir de microtransa- ções e o design de jogos. Focamos no modelo freemium, que reflete princípios da cultura neoliberal, como a maximização de lucros e a desregulamentação de práticas de mercado. Para tanto, o estudo examina as complexas interconexões entre o setor financeiro e a for- mulação de jogos freemium, promovendo discussões críticas sobre as estratégias de mo- netização e seu impacto na indústria, academia e sociedade. Em particular, analisamos Candy Crush Saga (King Digital Entertainment, 2012), um exemplo proeminente desse modelo. Através da análise da interface de microtransações, como compras de itens in- game, power-ups e vidas adicionais, e da revisão de literatura, investigamos como o de- sign coercitivo, manipulativo e compulsivo do jogo incentiva os jogadores a realizarem compras frequentes. A partir da análise das interfaces visuais, é possível identificar como as microtransações são implementadas e como elas reforçam um comportamento com- pulsivo, destacando como processo de financeirização está intimamente relacionado às microtransações e ao design dos jogos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMídias Digitaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Mídias Digitais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alcântara, Thayse Duarte TCC.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons