Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35053
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVenâncio, Vitória Regina Silva-
dc.date.accessioned2025-07-03T14:13:18Z-
dc.date.available2025-07-03-
dc.date.available2025-07-03T14:13:18Z-
dc.date.issued2024-07-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35053-
dc.description.abstractThis study aimed to describe how psychopedagogy students perceive procrastination in their learning. To this end, a qualitative, exploratory and descriptive study was conducted with participants who were mostly female (n=37), with an average age of 23 years (SD=6.91). As a data collection instrument, a structured questionnaire was used, made available by the Google Forms platform, consisting of questions about the causes and consequences of academic procrastination, in addition to the strategies used by students to reduce this practice. Sociodemographic data were analyzed through descriptive statistics, using the SPSS Statistics software, while qualitative content was submitted to Bardin's Categorical-Thematic Content Analysis technique. It was found that among the participants, 20 were in the initial periods and 20 in the final periods, only 03 (7.5%) had another higher education degree, and 26 (65%) did not have an employment relationship. Regarding the qualitative data, six categories of analysis were obtained: forms of procrastination, causes of procrastination, consequences of procrastination, strategies to reduce the practice of procrastination, feelings after the practice of procrastination and the completion of activities after procrastination. The results obtained highlighted the negative consequences of procrastination in university students, namely, low performance in activities, increased anxiety and lack of time to complete tasks. Thus, this research achieved its objective of describing how procrastinatory behavior affects the learning process of the Psychopedagogy student, by addressing the precedents and consequences of this action.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-07-03T14:13:18Z No. of bitstreams: 1 VRSV03072025.pdf: 606649 bytes, checksum: 35e153eeafb077e2ae9d0584e9c50aec (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-03T14:13:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VRSV03072025.pdf: 606649 bytes, checksum: 35e153eeafb077e2ae9d0584e9c50aec (MD5) Previous issue date: 2024-07-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectProcrastinaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectUniversitáriospt_BR
dc.subjectPsicopedagogiapt_BR
dc.titleDeixando para depois: a procrastinação e aprendizagem em acadêmicos do curso de psicopedagogiapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Batista, Amanda Trajano-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo descrever como os acadêmicos de psicopedagogia percebem a procrastinação na sua aprendizagem. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, com os participantes em sua maioria do sexo feminino (n=37), com média de idade de 23 anos (DP=6,91). Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário estruturado, disponibilizado pela plataforma Google Forms, constituído por questões sobre causas e consequências da procrastinação acadêmica, além das estratégias utilizadas pelos estudantes para diminuir essa prática. Os dados sociodemográficos foram analisados por meio da estatística descritiva, pelo software SPSS Statistics, enquanto os conteúdos qualitativos foram submetidos à técnica de Análise de Conteúdo Categorial-Temática de Bardin. Verificou-se que dentre os participantes, 20 cursavam os períodos iniciais e 20 os períodos finais, apenas 03 (7,5%) possuíam outra formação no ensino superior, e 26 (65%) não exerciam jornada empreguista. Quanto aos dados qualitativos, foram obtidas seis categorias de análise: formas de procrastinação, causas da procrastinação, consequências da procrastinação, estratégias para diminuir a prática de procrastinar, sentimentos após a prática de procrastinar e a realização das atividades após a procrastinação. Os resultados obtidos evidenciaram as consequências negativas da procrastinação nos universitários, sendo elas, o baixo desempenho nas atividades, o aumento da ansiedade e a falta de tempo para realizar as tarefas. Dessa forma, esta pesquisa alcançou o seu objetivo de descrever sobre como o comportamento procrastinatório afeta o processo de aprendizagem do estudante de Psicopedagogia, ao abordar os precedentes e consequentes desta ação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VRSV03072025.pdf592,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.