Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35057
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Ivaneide Sousa dos-
dc.date.accessioned2025-07-03T17:39:30Z-
dc.date.available2024-08-25-
dc.date.available2025-07-03T17:39:30Z-
dc.date.issued2024-06-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35057-
dc.description.abstractThis study, linked to the Research Line in Popular Education of the PostgraduateProgram in Education at the Federal University of Paraíba (UFPB), aims to reflect onthe formative experiences of the Reading Project at the Desembargador Silvio PortoPenitentiary and the Doutor Romeu Gonçalves de Abrantes Maximum SecurityPenitentiary between 2019 and 2022, both in João Pessoa, Paraíba, PB, through theUniversity Extension Project Entre-Nós: letters, words and conversations of UFPB, hadas sources of research and analysis: letters, words and conversations. For thisdiscussion, we used as theoretical references Foucault (2014), Marc de Maeyer (2007)among others. A descriptive study was carried out, with a qualitative approach, havingas a methodological assumption autobiographical narratives about experiences inprisons in João Pessoa, PB. Our general objective is to share experiences ofeducational practices experienced in the prison context. We have seen thateducational experiences in these prisons contribute to reflections on educationalpolicies for thinking about the public deprived of liberty. We conclude that theexperiences described here have led to the understanding that extension projectscollaborate in the process of coexistence within the prison. We have seen that theextension project “Windows to the World” reached the LGBTQIAPN+ public throughreading practices and provided space for reflections on resignification with potentiallypedagogical moments. The project Entre-Nós: letters, words and conversationsmanaged to maintain educational practices in the Doutor Romeu Gonçalves deAbrantes Maximum Security Penitentiary during the Covid-19 pandemic through theexchange of letters between individuals deprived of liberty, students of the Pedagogycourse, master's and doctoral students. In addition to these universities, men andwomen who do not work directly in the field of research but accepted the invitation ofthe project's execution team participated.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2025-07-03T17:39:30Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IvaneideSousaDosSantos_Dissert.pdf: 4101967 bytes, checksum: ffc86d1b5c8c910a93c717549c024adb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-03T17:39:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IvaneideSousaDosSantos_Dissert.pdf: 4101967 bytes, checksum: ffc86d1b5c8c910a93c717549c024adb (MD5) Previous issue date: 2024-06-20en
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Pós-graduação da UFPB (PRPG/UFPB)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação para presospt_BR
dc.subjectProjetos de leitura - Penitenciárias - João Pessoapt_BR
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectTroca de cartaspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectExperiencespt_BR
dc.subjectLetterspt_BR
dc.subjectCovid 19 pandemicpt_BR
dc.titleExperiências formativas com projetos de leitura nas penitenciárias Desembargador Sílvio Porto e Doutor Romeu Gonçalves de Abrantes em João Pessoa/PBpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Severino Bezerra da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8286905684399911pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1052490401130381pt_BR
dc.description.resumoEste estudo, vinculado a linha de Pesquisa em Educação Popular da Pós Graduação emEducação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), visa refletir sobre as experiênciasformativas do projeto de Leitura na Penitenciária Desembargador Silvio Porto e daPenitenciária de Segurança Máxima Doutor Romeu Gonçalves de Abrantes entre os anos de2019 a 2022, ambas em João Pessoa- Paraíba PB, através do Projeto de ExtensãoUniversitária Entre-Nós: cartas, palavras e conversas da UFPB, teve como fontes de pesquisae de análise: cartas, palavras e conversas. Para essa discussão, utilizamos como referencialteórico, Foucault (2014), Marc de Maeyer (2007) entre outros. Foi realizado um estudodescritivo, de abordagem qualitativa, tendo como pressuposto metodológico narrativasautobiográficas sobre vivências em presídios em João Pessoa - PB. Temos como objetivogeral compartilhar experiências de práticas educativas vivenciadas no contexto prisional.Vimos que as experiências educativas nesses espaços prisionais contribuem nas reflexõessobre políticas educacionais para pensar o público privado de liberdade. Conclui-se que asexperiências aqui descritas trouxeram a compreensão de que projetos extensionistascolaboram no processo de convivência no interior do presídio. Vimos que o projeto deextensão “Janelas para o mundo” alcançou o público LGBTQIAPN+ através de práticas deleitura e proporcionou espaço para reflexões de ressignificação com momentospotencialmente pedagógicos. Já O projeto Entre-Nós: cartas, palavras e conversas conseguiumanter práticas educativas na penitenciária de Segurança Máxima Doutor Romeu Gonçalvesde Abrantes durante o período da pandemia da Covid-19 a partir de troca de cartas, entre ossujeitos em situação de privação de liberdade, estudantes do curso de Pedagogia, estudantesde mestrado, doutorado. Além dessas universidades, participaram homens e mulheres quenão atuam diretamente no campo de pesquisa mas aceitaram o convite da equipe executorado projeto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IvaneideSousaDosSantos_Dissert.pdf4,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons