Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3507
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Krisilen Rauah Bandeira-
dc.date.accessioned2018-03-01T11:35:42Z-
dc.date.available2017-12-04-
dc.date.available2018-03-01T11:35:42Z-
dc.date.issued2017-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3507-
dc.description.abstractThe present work has as main objective to investigate the knowledge of the final students of the course of Pedagogy of the Federal University of Paraíba - UFPB / campus I about phonological awareness. To analyze the contribution of phonological awareness to teacher training of the pedagogue, to highlight the connection with literacy and literacy processes. The work received the focus after it was observed that during graduation there was no due contact with the phonological awareness through the flexible components. With phonological awareness embedded in the process of literacy and literacy of the child, it is relevant to think of how graduating students are being prepared to become literacy teachers if they have gained knowledge about this area. In the paper the authors are Soares (2000), Adams (2006), Grossi (1985), Moraes (2002), Lamprecht (2004), Montalvão and Mizukami (2002) among others. A semistructured questionnaire was used as a data construction tool, with twelve questions, seven objective and five subjective, applied to the students of the last period of the Pedagogy course of the morning and afternoon shift. The methodology of the qualitative research allowed a better understanding of the implications that motivated the work. According to what has been observed through the questionnaires, it can be understood that, although the Pedagogy course is forming pedagogues to act in the initial years of elementary school, the students did not register the knowledge on this subject, whether they are or not working in the area, but who will never hear about phonological awareness. This research, in turn, could be another tool for future research on the subject, and the researcher in question intends to deepen the linguistic area for its improvement and better contribute in this field in her profession.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-01T11:35:42Z No. of bitstreams: 1 KRBP04122017.pdf: 1112259 bytes, checksum: eb4554315cfdf2b75af61ff9b44d864e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-01T11:35:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KRBP04122017.pdf: 1112259 bytes, checksum: eb4554315cfdf2b75af61ff9b44d864e (MD5) Previous issue date: 2017-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectConsciência fonológicapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleConsciência fonológica na formação docente de pedagogospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Walkíria Pinto de-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo central investigar o conhecimento dos discentes concluintes do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba – UFPB/campus I acerca da consciência fonológica. Analisar qual a contribuição da consciência fonológica para a formação docente do pedagogo, enaltecer a ligação com processo de alfabetização e letramento. O trabalho recebeu o enfoque depois de ser observado que durante a graduação não havia o devido contato com a consciência fonológica por meio dos componentes flexíveis. Estando a consciência fonológica imbricada com o processo de alfabetização e letramento da criança é relevante pensarmos como os graduandos concluintes estão sendo preparados para se tornarem professores alfabetizadores, se eles obtiveram o conhecimento sobre está área. No trabalho os autores são Soares (2000), Adams (2006), Grossi (1985), Moraes (2002), Lamprecht (2004), Montalvão e Mizukami (2002) entre outros. Foi utilizado, como instrumento para a construção dos dados, um questionário semiestruturado, com doze questões, sete objetivas e cinco subjetivas, aplicadas aos discentes do último período do curso de Pedagogia dos turnos matutino e vespertino. A metodologia da pesquisa qualitativa possibilitou melhor compreensão das implicações a que motivaram o trabalho. De acordo com o que foi observado através dos questionários, pode-se compreender que, embora o curso de Pedagogia esteja formando pedagogos para atuarem nos anos iniciais do ensino fundamental, não se registrou o conhecimento por parte dos discentes concluintes sobre esta temática, estejam ou não atuando na área, mas que nunca ouvirão falar sobre a consciência fonológica. Essa pesquisa, por sua vez, poderá ser mais uma ferramenta para investigações futuras a respeito da temática, sendo pretensão da pesquisadora em questão aprofundar-se na área linguística para seu aprimoramento e melhor contribuir neste campo em sua profissão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KRBP04122017.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.