Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35097
Tipo: | Tese |
Título: | O Ethos de uma escola : a formação do arquiteto no Recife de 1932 a 1974 |
Autor(es): | Oliveira, Maria Heloísa Alves de |
Primeiro Orientador: | Amorim, Luiz Manuel do Eirado |
Primeiro Coorientador: | Trigueiro, Edja Bezerra Faria |
Resumo: | A historiografia da arquitetura brasileira, há quase 80 anos, destaca a arquitetura moderna desenvolvida no Recife, evidenciando o papel do curso de Arquitetura criado em 1932 na Escola de Belas Artes de Pernambuco na formação de gerações de arquitetos. Essa produção modernista pernambucana é frequentemente referida como “Escola do Recife”; porém, há debates na literatura sobre o termo e seu significado. A presente tese reflete sobre a existência de uma “escola” de arquitetura autônoma em Pernambuco. Questiona-se se seria apenas uma denominação historiográfica ou um conjunto de fundamentos compartilhados entre docentes e discentes no ambiente acadêmico e aplicados na prática profissional e se tais fundamentos podem constituir uma escola. A investigação se volta ao curso, aos agentes envolvidos – gestores, docentes, discentes etc. – e aos métodos de ensino predominantes, partindo do pressuposto de que é no curso de arquitetura que se dá a produção e reprodução de ideias. Como chave teórico-metodológica, aproximamo-nos da ideia de “Ethos”, entendida como um conjunto de traços e modos de comportamento que conforma a identidade de uma coletividade. Assim, estudamos o ethos do curso de Arquitetura do Recife. Além disso, Realizamos uma pesquisa documental no acervo institucional do curso, disponibilizado pelo Memorial Denis Bernardes-UFPE, além de entrevistas com 18 egressos do curso, interpretadas através da Análise do Conteúdo. Os resultados permitiram identificar os elementos caracterizadores do ethos da Escola do Recife em quatro categorias. No ethos do ensino, o curso do Recife combinava os padrões do Ministério da Educação com o ideário da arquitetura moderna, tendo a preocupação com o conforto ambiental como um dos principais pontos transmitidos. Já o ethos social, analisado por meio dos perfis dos sujeitos envolvidos, mostrou que muitos atuaram em níveis local, regional e nacional. No ethos cultural, observou-se que Pernambuco apresentava um contexto favorável à educação, arquitetura e artes, facilitando a instalação da instituição. Quanto ao ethos do lugar, identificamos o papel importante dos edifícios ocupados pelo curso na conformação da identidade do grupo. Inicialmente situado na Rua Benfica, o curso tinha um corpo escolar pequeno, gerando uma “atmosfera de ensino” fértil à formação da escola. Na década de 1950, a formação da Faculdade e a mudança para a Sede do Seminário de Olinda, e posteriormente para a sede própria na Avenida Conde da Boa Vista, se assiste um amadurecimento do corpo escolar. Na década de 1970, com a reforma universitária de 1969, e com a formação do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e a mudança para a Cidade Universitária em 1974, observou-se uma mudança no ethos constitutivo, culminando na extinção da Faculdade nesse mesmo ano. A abordagem de compreensão do Ethos desse grupo, nas suas quatro dimensões, nos leva a um reposicionamento do debate acerca de seu entendimento como uma escola de fato. Acreditamos que a partir deles o termo escola pode ser sim utilizado, pois, a Escola do Recife, se tratou de um grupo cujo processo de transmissão de conhecimento ocorre entre mestres e epígonos, ou seja, entre arquitetos, artistas e engenheiros que graduaram uma primeira geração de arquitetos, que depois passam a compor o corpo docente da escola, retroalimentando esse ambiente de ensino, ambiente esse isolado que contribuiu na construção de uma identidade coesa. Além disso, o conteúdo discutido por esse grupo, sobretudo acerca de uma prática de uma arquitetura moderna ajustada ao lugar, acabou por alterar - como estudos já demonstraram - o ambiente construído no qual o grupo atuou. |
Abstract: | The historiography of Brazilian architecture, for almost 80 years, highlights the modern architecture developed in Recife, highlighting the role of the Architecture course created in 1932 at the School of Fine Arts of Pernambuco in the formation of generations of architects. This modernist production from Pernambuco is often referred to as “Escola do Recife”; however, there are debates in the literature about the term and its meaning. This thesis reflects on the existence of an autonomous “school” of architecture in Pernambuco. The question arises whether it would be just a historiographical denomination or a set of foundations shared between teachers and students in the academic environment and applied in professional practice and whether such foundations can constitute a school. The investigation focuses on the course, the agents involved – managers, professors, students, etc. – and to the predominant teaching methods, based on the assumption that it is in the architecture course that the production and reproduction of ideas occurs. As a theoretical-methodological key, we approach the idea of “Ethos”, understood as a set of traits and modes of behavior that shape the identity of a collective. Thus, we studied the ethos of the Recife Architecture course. In addition, we carried out documentary research on the course's institutional collection, made available by Memorial Denis Bernardes-UFPE, in addition to interviews with 18 graduates of the course, interpreted through Content Analysis.The results made it possible to identify the elements that characterize the Recife School ethos in four categories. In the teaching ethos, the Recife course combined the standards of the Ministry of Education with the ideas of modern architecture, with concern for environmental comfort as one of the main points conveyed. The social ethos, analyzed through the profiles of the subjects involved, showed that many worked at local, regional and national levels. In terms of cultural ethos, it was observed that Pernambuco presented a favorable context for education, architecture and arts, facilitating the installation of the institution. Regarding the ethos of the place, we identified the important role of the buildings occupied by the course in shaping the group’s identity. Initially located on Rua Benfica, the course had a small school body, generating a fertile “teaching atmosphere” for the school’s formation. In the 1950s, the formation of the Faculty and the move to the Olinda Seminary Headquarters, and later to its own headquarters on Avenida Conde da Boa Vista, saw the school body mature. n the 1970s, with the university reform of 1969, and with the formation of the Department of Architecture and Urbanism and the move to the University City in 1974, a change in the constitutive ethos was observed, culminating in the extinction of the Faculty that same year. The approach to understanding the Ethos of this group, in its four dimensions, leads us to a repositioning of the debate regarding its understanding as a school in fact. We believe that from them the term school can be used, because the Escola do Recife was a group in which the process of transmitting knowledge occurs between masters and epigones, that is, between architects, artists and engineers who graduated a first generation of architects, who later become part of the teaching staff of the school, feeding back into this teaching environment, an isolated environment that contributed to the construction of a cohesive identity. Furthermore, the content discussed by this group, especially regarding the practice of modern architecture adjusted to the place, ended up altering - as studies have already demonstrated - the built environment in which the group operated. |
Palavras-chave: | Arquiteto - Formação Escola do Recife Ethos Recife School Architect Training |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Arquitetura e Urbanismo |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35097 |
Data do documento: | 31-Jul-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MariaHeloísaAlvesDeOliveira_Tes.pdf | 20,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons