Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35102
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPontes, Maria José Guedes-
dc.date.accessioned2025-07-08T16:02:42Z-
dc.date.available2025-07-08-
dc.date.available2025-07-08T16:02:42Z-
dc.date.issued2025-01-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35102-
dc.description.abstractEarly childhood education is a crucial phase in the development of individuals. This phase demands an active pedagogical approach that goes beyond the simple transmission of content. In this sense, play stands out as an essential teaching and learning methodology for the construction of children's knowledge. We assume that playing is an activity inherent to children in childhood and this is fundamental for the development of playful pedagogical practices, since they are provided for in the national curricular guidelines and Curricular Parameters for Early Childhood Education. This study aims to understand the relevance of playfulness in the teaching-learning process in early childhood education. Understanding and analyzing playfulness in the context of early childhood education is necessary within the scope of this study. Regarding the methodological aspects, this work was constructed through a bibliographic review, with the aim of fulfilling the proposed objectives. Through the analysis of articles, books and other materials that discuss the relationship between playfulness and learning, we conducted a qualitative research that allowed us to obtain the results presented. Finally, our study reaffirms the importance of playful practices in the teaching-learning process, especially in the context of early childhood education, and points to ways for their greater integration into school curricula. We emphasize that playfulness needs to be seen as a tool capable of promoting not only the development of the intellect, but also the personal and social growth of the child, contributing to the integral development of students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-07-08T16:02:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MJGP0807722025.pdf: 330709 bytes, checksum: dfde419def64df573601fb642cb5e429 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-08T16:02:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MJGP0807722025.pdf: 330709 bytes, checksum: dfde419def64df573601fb642cb5e429 (MD5) Previous issue date: 2025-01-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleA relevância da ludicidade no processo de ensino aprendizagem na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Norma Maria de-
dc.description.resumoA educação infantil é uma fase crucial no desenvolvimento dos indivíduos. Esta fase demanda uma abordagem pedagógica ativa e que vá além da simples transmissão de conteúdos. Nesse sentido, o lúdico destaca-se como uma metodologia de ensino aprendizagem essencial para a construção de conhecimento das crianças. Partimos do princípio de que brincar é uma atividade inerente à criança na infância e esta é fundamental para o desenvolvimento de práticas pedagógicas lúdicas, uma vez que estão previstas nas diretrizes curriculares nacionais e Parâmetros Curriculares para a Educação Infantil. Este estudo tem como objetivo compreender a relevância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. Entender e analisar a ludicidade no contexto da educação infantil se faz preciso no escopo deste estudo. No que se refere aos aspectos metodológicos Este trabalho foi construído por meio de uma revisão bibliográfica, com o intuito de cumprir os objetivos propostos. Por meio da análise de artigos, livros e outros materiais que discutem as relações entre ludicidade e aprendizagem realizamos uma pesquisa qualitativa que permitiu obter os resultados apresentados. Por fim, nosso estudo reafirma a importância de práticas lúdicas no processo de ensino-aprendizagem, principalmente no contexto da educação infantil e aponta caminhos para sua maior integração aos currículos escolares. Destacamos que o lúdico precisa ser visto como uma ferramenta capaz de promover não apenas o desenvolvimento do intelecto, mas também o crescimento pessoal e social da criança, colaborando para a formação integral dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MJGP0807722025.pdf322,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons