Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35109
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Mateus Vitor dos-
dc.date.accessioned2025-07-08T21:39:22Z-
dc.date.available2025-07-08T21:39:22Z-
dc.date.issued2025-05-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35109-
dc.description.abstractThis article is guided by the following question: How do socioeconomic conditions affect the teaching and learning process of students in the community of Santa Fé, in Solânea-PB? In this sense, the general objective is to understand how socioeconomic relations and situations of social vulnerability affect the teaching and learning process of children and young people in the community of Santa Fé, Solânea-PB. And, as specific objectives, to analyze how socioeconomic conditions hinder the learning of students at the Padre Ibiapina school; to identify how the fact that children and young people are in a situation of social vulnerability affects the dynamics in the school environment and, finally, to verify with teachers the school strategies for coping with vulnerabilities. The interest and motivation for carrying out this research comes from my personal experience as a resident of the community, where in many cases I observed that socioeconomic conditions were a great challenge for the residents. Furthermore, I was able to experience the challenges of the Padre Ibiapina School in a reinforcement project linked to an extension program of the UFPB and in supervised internships in Early Childhood Education and Rural Education. The research carried out is of a basic nature, with a qualitative and exploratory approach regarding its objectives. The subjects of this research were 4 (four) teachers from the institution. Regarding the procedures, a bibliographical research was carried out and then a case study. Thus, we read texts by authors who guided this research, such as Carneiro, Veiga, Scott, Morais, Raffaelli, Koller, Aquino, Paletta, Almeida, Antunes, Minto, Kramer and Janczura. For the case study, interviews were conducted with 13 structured questions. The results of the research show that socioeconomic conditions and vulnerabilities affect the lives and teaching and learning of children in the community in several ways.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by David Kilder Gomes da Silva (david.kilder@cchsa.ufpb.br) on 2025-07-08T21:39:22Z No. of bitstreams: 1 MATEUS VITOR DOS SANTOS 2025 01.PDF: 1109287 bytes, checksum: 747d16f4f2e88e3c08d185645265d2eb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-08T21:39:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MATEUS VITOR DOS SANTOS 2025 01.PDF: 1109287 bytes, checksum: 747d16f4f2e88e3c08d185645265d2eb (MD5) Previous issue date: 2025-05-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectVulnerabilidadept_BR
dc.subjectCondições socioeconômicaspt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagem.pt_BR
dc.titleVulnerabilidade e educação: o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da comunidade de Santa Fé em Solânea-PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Maurício Rebelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8729971388741189pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo se orienta a partir da seguinte pergunta: Como as condições socioeconômicas afetam o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da comunidade de Santa Fé, em Solânea-PB? Nesse sentido, o objetivo geral é compreender como as relações socioeconômicas e as situações de vulnerabilidade social afetam o processo de ensino e aprendizagem das crianças e jovens da comunidade de Santa Fé, Solânea-PB. E, como objetivos específicos, analisar de qual maneira as condições socioeconômicas dificultam a aprendizagem dos estudantes da Escola Padre Ibiapina; identificar como o fato das crianças e jovens estarem em situação de vulnerabilidade social afeta a dinâmica no ambiente escolar e, por último, verificar com os docentes as estratégias escolares de enfrentamento das vulnerabilidades. O interesse e a motivação para a realização dessa pesquisa parte da minha experiência pessoal como morador da comunidade, onde em muitos casos observei que as condições socioeconômicas eram um grande desafio para os moradores. Ademais, pude vivenciar os desafios da Escola Municipal do Ensino Fundamental Padre Ibiapina em um projeto de reforço ligado à um programa de extensão da UFPB e nos estágios supervisionados em Educação Infantil e Educação do campo. A pesquisa realizada é de natureza básica, de abordagem qualitativa e exploratória quanto aos seus objetivos. Os sujeitos dessa pesquisa foram 4 (quatro) professores da instituição. Com relação aos procedimentos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e em seguida um estudo de caso. Assim, fizemos a leitura de textos de autores que orientaram essa pesquisa, tais como Carneiro, Veiga, Scott, Morais, Raffaelli, Koller, Aquino, Paletta, Almeida, Antunes, Minto, Kramer e Janczura. Para o estudo de caso, foram realizadas entrevistas com 13 perguntas estruturadas. Os resultados da pesquisa evidenciam que as condições socioeconômicas e as vulnerabilidades afetam a vida e o ensino e aprendizagem das crianças da comunidade de diversas maneiras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCHSA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATEUS VITOR DOS SANTOS 2025 01.PDF1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.