Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35111
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTargino, Ricardo de Azevedo-
dc.date.accessioned2025-07-08T22:02:08Z-
dc.date.available2025-07-08T22:02:08Z-
dc.date.issued2023-05-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35111-
dc.description.abstractThe present study aims to analyze how the Textual Genre “Fable” can contribute to the development of reading and writing skills of children in the initial process of literacy. As specific objectives, we register: to identify the importance of Textual Genres, their concept and functionality in the National Common Curricular Base (BNCC); to understand the place of the “Fable” as a methodological tool for the acquisition of reading and writing skills in Early Childhood Education classes; to verify the progress demonstrated by children through the activities proposed based on storytelling. As justification for carrying out this work, we signal that we felt the need to seek more information about the fable and its practice in the classroom, even in classes of young children, in Early Childhood Education. Methodologically, we used qualitative research, of an exploratory nature, based on the National Common Curricular Base (BNCC) and authors who deal with the subject, and anchored in a case study, a method that allowed us to apply an activity with a type of textual genre, namely: the “Fable”, with children of literacy age. The fable, finally, according to our discussions, is of fundamental relevance, since it helps in learning to read by allowing to stimulate the child's imagination, as well as guiding moral values, by presenting values ​​such as generosity, respect for others, friendship, assuming their social specificity, since they end with a moral lesson. The values ​​present in fables help the child to assimilate the world and promote creativity and/or imagination, having an impact on their language practices. As a result, this article has given us the opportunity to see that the use of fables in educational activities, whether school-based or not, combines values ​​and objectives that are added to the pedagogical aspect. Thus, we have seen that it is a great tool (when used well), becoming an ally of the teacher in the process of motivating students to use their imagination, creativity, learning, interpretation, and speech, as well as their moral, critical, and reflective development, as well as their social interaction.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by David Kilder Gomes da Silva (david.kilder@cchsa.ufpb.br) on 2025-07-08T22:02:08Z No. of bitstreams: 1 RICARDO DE AZEVEDO TARGINO 2023.pdf: 3219305 bytes, checksum: a24a6a3205c01fc477a51364fdf5b8c3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-08T22:02:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RICARDO DE AZEVEDO TARGINO 2023.pdf: 3219305 bytes, checksum: a24a6a3205c01fc477a51364fdf5b8c3 (MD5) Previous issue date: 2023-05-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectFábulapt_BR
dc.subjectAlfabetização Inicialpt_BR
dc.titleO gênero textual fábula e a alfabetização inicial para crianças: da moral da história ao processo de leitura e escritapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Silvânia Lúcia de Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1070339122367156pt_BR
dc.description.resumoO estudo ora apresentado objetiva analisar como o Gênero Textual “Fábula” pode contribuir para o desenvolvimento da leitura e da escrita de crianças em processo inicial de alfabetização. Já como objetivos específicos, registramos: identificar a importância dos Gêneros Textuais, seu conceito e funcionalidade na Base Nacional Comum Curricular (BNCC); compreender o lugar da “Fábula” como ferramenta metodológica para a aquisição da leitura e da escrita em turmas da Educação Infantil; verificar os avanços demonstrados pelas crianças através das atividades propostas a partir da contação da histórias. Como justifica para a realizaçao deste trabalho, sinaliza-se que sentimos a necessidade de buscar mais informações sobre a fábula e sua prática em sala de aula, memo em turmas de crianças pequenas, da Educação Infantil. Metodologicamente, utilizamo-nos de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório que, embasada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e autores que tratam da temática, está ancorada num estudo de caso, método que nos permitiu aplicar uma atividade com um tipo de gênero textual, qual seja: a “Fábula”, com crianças em idade de alfabetização. A fábula, enfim, conforme nossas discussões, é de fundamental relevância, uma vez que auxilia na aprendizagem da leitura por permitir estimular o imaginário infantile, como também orienta valores morais, ao ser apresentado valores como generosidade, respeito pelo outro, amizade, assumindo sua especificidade social, já que terminam com uma lição de moral. Os valores presentes nas fábulas auxiliam a criança a assimilar o mundo e promove a criatividade e/ou imaginação, repercutindo sobre suas práticas de linguagem. Cono resultado, este artigo nos oportunizou constatar que o uso das fábulas nas ações educativas, escolares ou não, mesclam valores e objetivos que a elas se agregam ao pedagógico. Assim, como constatamos que é uma grande ferramenta (quando bem utilizada), tornando-se uma aliada do professor no processo de motivação dos alunos à imaginação, criatividade, aprendizagem, interpretação, locução, bem como ao seu desenvolvimento moral, crítico e reflexivo, tal como seu convívio social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCHSA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RICARDO DE AZEVEDO TARGINO 2023.pdf3,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.