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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35114
Tipo: TCC
Título: O hiperconsumo na internet: a influência do marketing e das redes sociais no agravamento da vulnerabilidade do consumidor
Autor(es): Lima, Mickael Lucas Macieira dos Santos
Primeiro Orientador: Matheus, Ana Carolina Couto
Resumo: A presente monografia aborda o desenvolvimento das relações de consumo no âmbito virtual, com foco nas estratégias especializada de marketing aliada às redes sociais na indução do consumismo. O objetivo do estudo é justamente analisar os impactos das novas técnicas de marketing, atrelados às ferramentas disponíveis nas redes sociais, bem como a ausência de controle eficiente nas relações virtuais e a consequente hipervulnerabilidade do consumidor digital. Para alcançar este propósito, utilizou-se o modelo de pesquisa qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica em legislações, artigos científicos, doutrinas e jurisprudências relacionadas ao tema. O estudo dedutivo evidencia que o consumismo atual é consequência da cultura comercial fomentada pelas grandes empresas desde a Revolução Industrial, por meio do investimento publicitário massivo; bem como que o marketing em conjunto com as redes sociais, utiliza artifícios para determinar o que os consumidores terão acesso e influenciando o seu poder de decisão. Ademais, os algoritmos e os instrumentos adotados pelas empresas demonstram a insuficiência dos mecanismos normativos que regulam as relações eletrônicas. Conclui-se que os consumidores digitais apresentam uma vulnerabilidade agravada, em razão das estratégias e dos artifícios do marketing, aliados à falta de fiscalização política nas redes sociais.
Abstract: This monograph deals with the development of consumer relations in the virtual sphere, with a focus on specialized marketing strategies allied to social networks to induce consumerism. The aim of the study is precisely to analyze the impacts of new marketing techniques, linked to the tools available on social networks, as well as the lack of efficient control in virtual relationships and the consequent hypervulnerability of the digital consumer. In order to achieve this, the qualitative research model was used, through bibliographical research into legislation, scientific articles, doctrine, and case law related to the subject. The deductive study shows that current consumerism is a consequence of the commercial culture fostered by large companies since the Industrial Revolution, through massive advertising investment; as well as that marketing, together with social networks, uses artifices to determine what consumers will have access to and influences their decision-making power. Furthermore, the algorithms and tools adopted by companies demonstrate the inadequacy of the regulatory mechanisms that govern electronic relationships. The conclusion is that digital consumers are more vulnerable due to marketing strategies and tricks, combined with the lack of political oversight on social networks.
Palavras-chave: Consumer; Marketing
Consumerism
Aggravated Vulnerability
Social Network
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Jurídicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35114
Data do documento: 22-Abr-2025
Aparece nas coleções:TCC - Direito - Santa Rita

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