Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35126Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Barroso, Michael Pereira | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-09T12:34:00Z | - |
| dc.date.available | 2025-07-09 | - |
| dc.date.available | 2025-07-09T12:34:00Z | - |
| dc.date.issued | 2024-11-05 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35126 | - |
| dc.description.abstract | The general objective of this study was to investigate the potential of mathematical games to arouse students' interest in the operations of the additive field. The specific objectives included: to develop a sequence of activities involving games and the operations of addition and subtraction; develop the sequence of activities involving games and the operations of addition and subtraction in a class of the third year of Elementary School, in a quilombola school; to verify how games promote involvement and interest in learning the operations of addition and subtraction, from the students' perspective. The research adopted a qualitative, exploratory and pedagogical intervention approach, using observation and questionnaire as data collection instruments. The participants were sixteen students from the 3rd year of Elementary School at a quilombola school. The results showed that the games attracted the attention of the students and stimulated positive emotions, highlighting the role of playfulness in creating a motivating learning environment. It is concluded that it is essential to integrate playful practices in the teaching of Mathematics, as these approaches not only allow students to perceive Mathematics in a positive way, but also motivate them to engage more in learning the contents of this subject. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-07-09T12:34:00Z No. of bitstreams: 1 MPB09072025.pdf: 1104449 bytes, checksum: 03dbc59d1a57d3c957181f6cdf3c7610 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-07-09T12:34:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MPB09072025.pdf: 1104449 bytes, checksum: 03dbc59d1a57d3c957181f6cdf3c7610 (MD5) Previous issue date: 2024-11-05 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Jogos matemáticos | pt_BR |
| dc.subject | Campo aditivo | pt_BR |
| dc.subject | Escola do campo | pt_BR |
| dc.title | Investigando o interesse dos estudantes nas operações aditivas por meio de jogos em uma escola do campo | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Angelo, Cristiane Borges | - |
| dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivo geral investigar as potencialidades dos jogos matemáticos para despertar o interesse dos estudantes nas operações do campo aditivo. Os objetivos específicos incluíram: elaborar uma sequência de atividades envolvendo jogos e as operações de adição e subtração; desenvolver a sequência de atividades envolvendo jogos e as operações de adição e subtração em uma turma do terceiro ano do Ensino Fundamental, em uma escola quilombola; verificar como os jogos promovem o envolvimento e o interesse na aprendizagem das operações de adição e subtração, a partir da perspectiva dos alunos. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, exploratória e de intervenção pedagógica, utilizando a observação e questionário como instrumentos de coleta de dados. Os participantes foram dezesseis estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola quilombola. Os resultados mostraram que os jogos atraíram a atenção dos alunos e estimularam emoções positivas, destacando o papel da ludicidade na criação de um ambiente de aprendizagem motivador. Conclui-se que é fundamental integrar práticas lúdicas no ensino de Matemática, pois essas abordagens não apenas permitem que os alunos percebam a Matemática de maneira positiva, mas também os motivam a se engajar mais na aprendizagem dos conteúdos dessa disciplina. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação do Campo | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia do Campo | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MPB09072025.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
