Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35128
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Fabrício, Aline Lima | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-09T12:39:26Z | - |
dc.date.available | 2025-07-09 | - |
dc.date.available | 2025-07-09T12:39:26Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-09 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35128 | - |
dc.description.abstract | This research aims to investigate how the proposal of Religious Education in a rural school reflects the cultural and social values of the local community. It is a qualitative, exploratory study with bibliographic and documentary methods. The theoretical study indicated the following results: the integration between Rural Education and Religious Education enhances students' ethical formation and facilitates interreligious dialogue, which is essential for dismantling prejudice and cultivating respect for diverse faith expressions. The analysis of teaching plans was conducted using an analytical matrix comprising the following categories: content and topics covered; methodology; inclusion of diversity; connection with local reality; educational objectives; assessment practices; and didactic resources. The analysis revealed that the plans lack diversified didactic resources adapted to the local context, assessments that reflect the complexity of the content, and specific educational objectives that meet the needs of rural communities. The study concludes that for Religious Education in rural schools to fulfill its role effectively, a revision of the teaching plans is essential. This revision should include the introduction of resources aligned with students' realities, expansion of assessment methods, contextualization of content, and the definition of educational objectives that support comprehensive development. Only then can Religious Education become a meaningful and transformative tool for rural communities. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-07-09T12:39:26Z No. of bitstreams: 1 ALF09072025.pdf: 1955224 bytes, checksum: 83255735eb48223acfc195ea582dbdf2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-07-09T12:39:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALF09072025.pdf: 1955224 bytes, checksum: 83255735eb48223acfc195ea582dbdf2 (MD5) Previous issue date: 2024-11-09 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject | Ensino religioso | pt_BR |
dc.subject | Plano de ensino | pt_BR |
dc.title | Intersecções entre o ensino religioso e a educação do campo: o que revelam os planos de ensino? | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Angelo, Cristiane Borges | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar de que forma a proposta de Ensino Religioso em uma escola do campo reflete os valores culturais e sociais da comunidade local. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória quanto aos objetivos e bibliográfica e documental quanto aos procedimentos técnicos. O estudo teórico indicou os seguintes resultados: a integração entre a Educação do Campo e o Ensino Religioso enriquece a formação ética dos estudantes e facilita o diálogo interreligioso, essencial para desconstruir preconceitos e cultivar o respeito às diversas expressões de fé. A análise dos planos de ensino foi realizada a partir de uma matriz de análise constituída pelas seguintes categorias: Conteúdos e temas abordados; Metodologia; Inclusão da diversidade; Conexão com a realidade local; Objetivos educacionais; Práticas avaliativas; Recursos didáticos. A análise revelou que os planos carecem de recursos didáticos diversificados e adaptados à realidade local, de avaliações que reflitam a complexidade dos conteúdos e de objetivos educacionais específicos que atendam às necessidades das comunidades rurais. Concluímos que, para que o Ensino Religioso nas escolas do campo cumpra seu papel de maneira efetiva, é imprescindível promover uma revisão dos planos de ensino. Essa revisão deve incluir a introdução de recursos didáticos que estejam mais próximos da realidade dos alunos, a ampliação das formas de avaliação, a contextualização dos conteúdos e a definição de objetivos educacionais que favoreçam uma formação integral. Somente assim, o ensino religioso poderá se tornar uma ferramenta significativa e transformadora para as comunidades rurais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação do Campo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia do Campo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALF09072025.pdf | 1,91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.