Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35137
Tipo: TCC
Título: A geometria na formação inicial de professores de matemática
Autor(es): Medeiros, Mateus da Silva
Primeiro Orientador: Varella, Vinícius Martins
Resumo: Nesta pesquisa pretendemos investigar a formação inicial dos futuros professores de Matemática e seu conhecimento acerca da Geometria. Nosso objetivo é analisar o que dizem as pesquisas e os estudantes de licenciatura em Matemática sobre o ensino de Geometria na formação inicial docente com base no seguinte questionamento fundamentamos nossa pesquisa: Como tem sido a formação inicial de docentes de Matemática sobre a área de Geometria? Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com base em publicações científicas e respostas de estudantes da licenciatura. Os principais teóricos citados na nossa pesquisa são: Lorenzato (2006), Maurice Tardif (2014), Moreira e David (2008), Barroso (2018), Salgado (2013) e Silva (2016). Este trabalho tem caráter de pesquisa básica e dividimos em dois objetivos específicos: i) Identificar o que estas pesquisas apontam sobre o ensino de Geometria na licenciatura em Matemática; ii) Apontar o que dizem os estudantes de licenciatura em Matemática sobre o ensino de Geometria em sua formação inicial docente. Na pesquisa foi constatado a necessidade de rever o tratamento dado por uma instituição de ensino superior a Geometria. Professores em formação não se sentem preparados para ensinar os conteúdos de Geometria, o que evidencia a necessidade de um maior alinhamento entre a formação inicial e as demandas da educação básica.
Abstract: This research aims to investigate the initial training of future Mathematics teachers and their knowledge of Geometry. Our objective is to analyze what research and Mathematics undergraduate students say about Geometry instruction in initial teacher training, based on the following guiding question: How has the initial training of Mathematics teachers in Geometry been conducted? To this end, a bibliographic research was carried out, based on scientific publications and responses from undergraduate students. The main theorists referenced in our study are Lorenzato (2006), Maurice Tardif (2014), Moreira and David (2008), Barroso (2018), Salgado (2013), and Silva (2016). This work is characterized as basic research and is divided into two specific objectives: i) Identify what existing research indicates about Geometry instruction in Mathematics teacher training programs; ii) Highlight the perspectives of Mathematics undergraduate students on Geometry instruction in their initial teacher training. The study revealed the need to reevaluate how Geometry is addressed in higher education institutions. Pre-service teachers do not feel adequately prepared to teach Geometry, underscoring the necessity for better alignment between initial training and the demands of basic education.
Palavras-chave: Geometria
Formação inicial de docentes
Matemática no ensino superior
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35137
Data do documento: 22-Abr-2025
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSM09072025.pdf1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.