Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35146
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Priscila Ramos-
dc.date.accessioned2025-07-10T15:30:56Z-
dc.date.available2025-07-10-
dc.date.available2025-07-10T15:30:56Z-
dc.date.issued2025-04-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35146-
dc.description.abstractThe aim of this study was to understand the literacy process of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) in a regular classroom, given the difficulties that exist in promoting effective and inclusive learning, based on the following specific objectives: Identify aspects that make up Autism Spectrum Disorder and which areas are affected; Identify the pedagogical strategies and interventions used by teachers to literate children with Autism Spectrum Disorder (ASD); Identify the achievements and impasses experienced by teachers to include and literate autistic children. Methodologically, this is a descriptive field study with a qualitative research approach, which used a data collection instrument, a questionnaire with open-ended questions, applied to four elementary school teachers. The data was analyzed based on the theoretical-methodological framework constructed for this purpose, especially the works of Camargo & Bosa, 2009; Ferreiro, 2011; Soares, 2020; Sampaio, Andrade & Rodrigues, 2022. The results of the data collected indicate that the teachers consider the abilities, interests and personal characteristics of their students to guide their planning and implement literacy practices. However, they also point out the challenges faced with the number of students enrolled in each class, the lack of adequate resources and support professionals to support and meet the needs of the students, factors which hinder the promotion of an environment conducive to the literacy and inclusion process. It is clear, then, that there is still a long way to go, which should include both solid teacher training and ensuring material working conditions within brazilian schools.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-07-10T15:30:56Z No. of bitstreams: 1 PRO10072025.pdf: 649770 bytes, checksum: 38277e595e52481fdcd1a9631e04674e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-10T15:30:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PRO10072025.pdf: 649770 bytes, checksum: 38277e595e52481fdcd1a9631e04674e (MD5) Previous issue date: 2025-04-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleAlfabetização de crianças com transtorno do espectro autista em sala de aula regularpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Efigênia Maria Dias-
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo compreender o processo de alfabetização de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em sala de aula regular, diante das dificuldades existentes para promover a aprendizagem de forma efetiva e inclusiva, partindo dos seguintes objetivos específicos: identificar aspectos que compõem o Transtorno do Espectro Autista e quais as áreas afetadas; Identificar as estratégias e intervenções pedagógicas utilizadas pelas professoras para alfabetizar crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA); Identificar as conquistas e os impasses experimentados pelas professoras para incluir e alfabetizar crianças autistas. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de campo do tipo descritiva e abordagem de investigação qualitativa, que recorreu ao instrumento de coleta de dados, um questionário com questões abertas, aplicado a quatro professoras do 1º ano do Ensino Fundamental. Os dados foram analisados a partir do referencial teóricometodológico construído para esse fim, especialmente as obras de Camargo & Bosa, 2009; Ferreiro, 2011; Soares, 2020; Sampaio, Andrade & Rodrigues, 2022. Os resultados dos dados coletados indicam que as professoras levam em consideração as capacidades, interesses e características pessoais de seus alunos para nortear o planejamento e executar as práticas alfabetizadoras. No entanto, sinalizam os desafios existentes diante do quantitativo de alunos matriculados por turma, a ausência de recursos adequados e profissionais de apoio para dar suporte e atender as necessidades dos alunos, fatores estes que trazem impedimentos para promover um ambiente propício ao processo de alfabetização e inclusão. Evidencia-se, então, que um longo percurso ainda deverá ser realizado, devendo, este, contemplar tanto uma sólida formação docente quanto a garantia de condições materiais de trabalho no interior das escolas brasileiras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PRO10072025.pdf634,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.