Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35148
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Emilly Lorany Santos da-
dc.date.accessioned2025-07-10T16:01:21Z-
dc.date.available2025-07-10-
dc.date.available2025-07-10T16:01:21Z-
dc.date.issued2025-04-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35148-
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso é um relato de experiência que aborda a mediação do processo de alfabetização por meio de jogos, tomando como ponto de partida, as vivências no projeto “Práticas de ensino na alfabetização na escola pública, e a progressão da aprendizagem: acompanhando crianças do 3º e 4º ano do ensino fundamental não alfabetizadas", vinculado ao Programa de Apoio às Licenciaturas (PROLICEN/UFPB/2024). Assim, reflete-se como os jogos de alfabetização são inseridos e trabalhados na rotina de acompanhamento pedagógico das crianças, bem como aborda a vivência de alguns desses jogos, evidenciando as suas contribuições para o processo de alfabetização das crianças. Dessa forma, realizou-se, então, uma pesquisa de abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por intermédio de fotos e registros nos cadernos de acompanhamento. A discussão teórica norteia-se a partir dos estudos de Soares (2011), Lopes e Vieira (2012), Morais (2012) Silva e Morais (2022), Kishimoto (2011), entre outros estudiosos. Através desse relato demonstra-se que os jogos empregados foram valiosos para a mediação do processo de alfabetização, por auxiliarem na progressão das crianças frente ao desenvolvimento de habilidades da consciência fonológica e para a compreensão do Sistema de Escrita Alfabética, proporcionando uma aprendizagem lúdica e significativa. Além disso, neste relato evidencia-se as contribuições dessa experiência para a formação inicial enquanto futura professora alfabetizadora.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-07-10T16:01:21Z No. of bitstreams: 1 ELSS10072025.pdf: 621372 bytes, checksum: 95a7b143cd12e1853d862f755afca70b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-10T16:01:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ELSS10072025.pdf: 621372 bytes, checksum: 95a7b143cd12e1853d862f755afca70b (MD5) Previous issue date: 2025-04-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectProcesso de alfabetizaçãopt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectJogos de alfabetizaçãopt_BR
dc.titleA mediação do processo de alfabetização por meio de jogos: relato de experiênciapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lira, Ildo Salvino de-
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso é um relato de experiência que aborda a mediação do processo de alfabetização por meio de jogos, tomando como ponto de partida, as vivências no projeto “Práticas de ensino na alfabetização na escola pública, e a progressão da aprendizagem: acompanhando crianças do 3º e 4º ano do ensino fundamental não alfabetizadas", vinculado ao Programa de Apoio às Licenciaturas (PROLICEN/UFPB/2024). Assim, reflete-se como os jogos de alfabetização são inseridos e trabalhados na rotina de acompanhamento pedagógico das crianças, bem como aborda a vivência de alguns desses jogos, evidenciando as suas contribuições para o processo de alfabetização das crianças. Dessa forma, realizou-se, então, uma pesquisa de abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por intermédio de fotos e registros nos cadernos de acompanhamento. A discussão teórica norteia-se a partir dos estudos de Soares (2011), Lopes e Vieira (2012), Morais (2012) Silva e Morais (2022), Kishimoto (2011), entre outros estudiosos. Através desse relato demonstra-se que os jogos empregados foram valiosos para a mediação do processo de alfabetização, por auxiliarem na progressão das crianças frente ao desenvolvimento de habilidades da consciência fonológica e para a compreensão do Sistema de Escrita Alfabética, proporcionando uma aprendizagem lúdica e significativa. Além disso, neste relato evidencia-se as contribuições dessa experiência para a formação inicial enquanto futura professora alfabetizadora.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELSS10072025.pdf606,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.