Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35148Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Emilly Lorany Santos da | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-10T16:01:21Z | - |
| dc.date.available | 2025-07-10 | - |
| dc.date.available | 2025-07-10T16:01:21Z | - |
| dc.date.issued | 2025-04-24 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35148 | - |
| dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso é um relato de experiência que aborda a mediação do processo de alfabetização por meio de jogos, tomando como ponto de partida, as vivências no projeto “Práticas de ensino na alfabetização na escola pública, e a progressão da aprendizagem: acompanhando crianças do 3º e 4º ano do ensino fundamental não alfabetizadas", vinculado ao Programa de Apoio às Licenciaturas (PROLICEN/UFPB/2024). Assim, reflete-se como os jogos de alfabetização são inseridos e trabalhados na rotina de acompanhamento pedagógico das crianças, bem como aborda a vivência de alguns desses jogos, evidenciando as suas contribuições para o processo de alfabetização das crianças. Dessa forma, realizou-se, então, uma pesquisa de abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por intermédio de fotos e registros nos cadernos de acompanhamento. A discussão teórica norteia-se a partir dos estudos de Soares (2011), Lopes e Vieira (2012), Morais (2012) Silva e Morais (2022), Kishimoto (2011), entre outros estudiosos. Através desse relato demonstra-se que os jogos empregados foram valiosos para a mediação do processo de alfabetização, por auxiliarem na progressão das crianças frente ao desenvolvimento de habilidades da consciência fonológica e para a compreensão do Sistema de Escrita Alfabética, proporcionando uma aprendizagem lúdica e significativa. Além disso, neste relato evidencia-se as contribuições dessa experiência para a formação inicial enquanto futura professora alfabetizadora. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-07-10T16:01:21Z No. of bitstreams: 1 ELSS10072025.pdf: 621372 bytes, checksum: 95a7b143cd12e1853d862f755afca70b (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-07-10T16:01:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ELSS10072025.pdf: 621372 bytes, checksum: 95a7b143cd12e1853d862f755afca70b (MD5) Previous issue date: 2025-04-24 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Processo de alfabetização | pt_BR |
| dc.subject | Mediação | pt_BR |
| dc.subject | Jogos de alfabetização | pt_BR |
| dc.title | A mediação do processo de alfabetização por meio de jogos: relato de experiência | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Lira, Ildo Salvino de | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso é um relato de experiência que aborda a mediação do processo de alfabetização por meio de jogos, tomando como ponto de partida, as vivências no projeto “Práticas de ensino na alfabetização na escola pública, e a progressão da aprendizagem: acompanhando crianças do 3º e 4º ano do ensino fundamental não alfabetizadas", vinculado ao Programa de Apoio às Licenciaturas (PROLICEN/UFPB/2024). Assim, reflete-se como os jogos de alfabetização são inseridos e trabalhados na rotina de acompanhamento pedagógico das crianças, bem como aborda a vivência de alguns desses jogos, evidenciando as suas contribuições para o processo de alfabetização das crianças. Dessa forma, realizou-se, então, uma pesquisa de abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por intermédio de fotos e registros nos cadernos de acompanhamento. A discussão teórica norteia-se a partir dos estudos de Soares (2011), Lopes e Vieira (2012), Morais (2012) Silva e Morais (2022), Kishimoto (2011), entre outros estudiosos. Através desse relato demonstra-se que os jogos empregados foram valiosos para a mediação do processo de alfabetização, por auxiliarem na progressão das crianças frente ao desenvolvimento de habilidades da consciência fonológica e para a compreensão do Sistema de Escrita Alfabética, proporcionando uma aprendizagem lúdica e significativa. Além disso, neste relato evidencia-se as contribuições dessa experiência para a formação inicial enquanto futura professora alfabetizadora. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ELSS10072025.pdf | 606,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
