Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35153
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Edilene Bezerra da-
dc.date.accessioned2025-07-11T12:59:20Z-
dc.date.available2025-07-11-
dc.date.available2025-07-11T12:59:20Z-
dc.date.issued2025-05-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35153-
dc.description.abstractThis study analyzes the lack of concentration in children and its consequences on the teaching and learning process. The research adopts a qualitative descriptive approach and was conducted in two municipal public elementary schools in João Pessoa/PB, Brazil. Data collection was performed through open-ended questionnaires administered to four teachers who work in the early grades of elementary education. The findings reveal that research participants demonstrate clear understanding about concentration and identify possible causes for children's lack of concentration in the school environment. They also point out the consequences of lack of concentration in the learning process, while recognizing the importance of both school and family roles in children's educational monitoring. Thus, it is understood that to reflect on these and many other aspects related to child development and learning, it is important to bring family and school contexts closer together. With greater clarification about the social function that belongs to each one, school and family will certainly have better conditions to collaborate jointly to ensure the objective that is fundamental to both: the child's education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-07-11T12:59:20Z No. of bitstreams: 1 EBS11072025.pdf: 646222 bytes, checksum: 9692d36d06b4247e02970faa0bd3ce04 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-11T12:59:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EBS11072025.pdf: 646222 bytes, checksum: 9692d36d06b4247e02970faa0bd3ce04 (MD5) Previous issue date: 2025-05-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectConcentraçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleA falta de concentração infantil e suas consequências no processo de ensino e aprendizagem no ambiente escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Efigênia Maria Dias-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo analisar a falta de concentração infantil e as consequências no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa é descritiva com abordagem qualitativa, e teve como locus de pesquisa duas escolas públicas municipais do Ensino Fundamental da cidade de João Pessoa/PB. Foi utilizado como instrumento para a coleta de dados, um questionário com questões abertas a quatro professoras que lecionam nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Verificou-se, portanto, que as participantes da pesquisa demonstram clareza acerca do entendimento sobre concentração. Sinalizam ainda as possíveis causas e consequências da falta de concentração das crianças, além de reconhecerem a importância do papel da escola e da família no acompanhamento educacional das crianças. Dessa forma, entende-se que para refletir sobre esses e muitos outros aspectos relacionados ao desenvolvimento e à aprendizagem da criança é importante a aproximação dos contextos familiar e escolar. Tendo maiores esclarecimentos sobre a função social que compete a cada uma, certamente a escola e a família terão maiores condições de colaborarem conjuntamente de forma a garantir o objetivo que é fundamental a ambas: a educação da criança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EBS11072025.pdf638,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.