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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35157
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Adriana Ferreira da-
dc.date.accessioned2025-07-11T14:17:06Z-
dc.date.available2025-07-11T14:17:06Z-
dc.date.issued2024-10-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35157-
dc.description.abstractThis course completion work sought to investigate the use of audiovisual in Education, emphasizing its pedagogical potential to stimulate creativity, autonomy, and self-expression. Conducted with an early years elementary school class at the Maria do Carmo Castro Full-Time Public School, located in the municipality of Arara, Paraíba (Brazil), this qualitative field research had the general objective of exploring film club practices and the pedagogical device known as the "Narrated Word" as effective strategies for promoting audiovisual education in schools. Theoretically, the study was based on the work of Ana Bárbara Ramos and Felipe Leal Barquete, who discuss the Pedagogy of the Device within the field of audiovisual education. After two film club sessions, and through the analysis of the movie Inside Out (2015), we produced a short film entitled What Do You Feel Today (2024), created by the children themselves. Through this work, we concluded that audiovisual education is a meaningful proposal for childhood, as it fosters children's creative and reflective potential.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by David Kilder Gomes da Silva (david.kilder@cchsa.ufpb.br) on 2025-07-11T14:17:06Z No. of bitstreams: 1 ADRIANA FERREIRA DA SILVA 2024 01.pdf: 580540 bytes, checksum: 510a541f63981882edb0de2b658cb228 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-11T14:17:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ADRIANA FERREIRA DA SILVA 2024 01.pdf: 580540 bytes, checksum: 510a541f63981882edb0de2b658cb228 (MD5) Previous issue date: 2024-10-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação fundamentalpt_BR
dc.subjectEducação audiovisualpt_BR
dc.subjectCineclubismopt_BR
dc.titleCineclubismo e educação fundamental anos iniciais: uma experiência de educação audiovisual na Escola de Educação Integral Maria do Carmo Castro – Arara/PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Vivian Galdino de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3377153865065674pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho de conclusão de curso buscou investigar a utilização do audiovisual na Educação, enfatizando seu potencial pedagógico para estimular a criatividade, a autonomia e a expressão das crianças. Realizada em uma turma de ensino fundamental anos iniciais da Escola Pública Integral Maria do Carmo Castro, situada no município de Arara/PB, esta pesquisa qualitativa e de campo trouxe como objetivo geral explorar o cineclubismo e o dispositivo pedagógico da Palavra Narrada como estratégias pedagógicas eficazes para a promoção da educação audiovisual na escola. Teoricamente nos baseamos nos estudos de Ana Bárbara Ramos e Felipe Leal Barquete, que discutem a Pedagogia do Dispositivo no campo da educação audiovisual. Após duas sessões de cineclubismo, por meio da análise do filme “Divertida Mente” (2015), produzimos um curta intitulado “O que você sente hoje” (2024), de autoria das próprias crianças. Com esse trabalho concluímos que a educação audiovisual é uma proposta significativa para a infância, que promove o potencial criativo e reflexivo das crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCHSA

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