Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35158
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Beatriz Kécia de Brito-
dc.date.accessioned2025-07-11T14:31:57Z-
dc.date.available2025-07-11-
dc.date.available2025-07-11T14:31:57Z-
dc.date.issued2025-05-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35158-
dc.description.abstractThe curricular organization and pedagogical practice in Youth and Adult Education (YAE) represent challenges, since this modality of Basic Education requires teachers with specific initial and continuing training, a school space that respects the specificities of the students, specific planning, articulation with professional education, etc. This Final Paper (FP) aims to reflect on the perceptions of teachers about their students, about the curriculum and educational practice in EJA classes. From the point of view of methodology, this is a qualitative research. Interviews were conducted during the Supervised Internship V (YAE), with two teachers who teach classes in Cycles I and II of EJA, as well as with the employees responsible for management and supervision, in a public school in the municipal network of Bayeux-PB. The content analysis was based on the technique of categorization and interpretation of the data collected (Gil, 2002). As initial results, the data obtained from school management and supervision suggest that their representatives are committed and concerned with EJA students and with implementing pedagogical actions that seek to motivate these individuals to not drop out of classes. Regarding the information collected from teachers, it was noted that they seek to relate the content covered in the classroom to the students' reality. From an operational point of view, both teachers report difficulties in working with EJA classes due to the lack of teaching materials, when compared to working with children and adolescents, since there are teaching and pedagogical resources available for activities with these individuals. Some conclusions indicate that the school unit is making an effort to ensure respect for EJA students, but structural difficulties do not allow for progress in the quality of the teaching offered.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-07-11T14:31:57Z No. of bitstreams: 1 BKBG11072025.pdf: 1871201 bytes, checksum: 8eb4e80c5d79be61d09ee50a9a96b77c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-11T14:31:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BKBG11072025.pdf: 1871201 bytes, checksum: 8eb4e80c5d79be61d09ee50a9a96b77c (MD5) Previous issue date: 2025-05-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titlePercepção dos professores sobre o currículo e prática educativa na educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Eduardo Antônio de Pontes-
dc.description.resumoA organização curricular e a prática pedagógica na Educação de Jovens e Adultos (EJA) representam desafios, visto que esta modalidade da Educação Básica demanda professores com formação inicial e continuada específica, espaço escolar que respeite as especificidades dos alunos, planejamento específico, articulação com educação profissional etc. O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo refletir sobre as percepções de professores sobre seus alunos, sobre o currículo e a prática educativa nas turmas da EJA. Do ponto de vista da metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa. Foram realizadas entrevistas durante a realização do Estágio Supervisionado V (EJA), com dois professores que ministram aulas nos Ciclos I e II da EJA assim como aos servidores responsáveis pela gestão e supervisão, em uma escola pública da rede municipal de Bayeux-PB. A análise de conteúdo foi feita com base na técnica de categorizações e interpretação dos dados coletados (Gil, 2002). Como primeiros resultados, os dados obtidos com a gestão e a supervisão escolar sugerem que há um compromisso, uma preocupação de seus representantes com os alunos da EJA e com a implementação de ações pedagógicas buscando promover motivação para que estes sujeitos não abandonem as aulas. Com relação às informações colhidas junto aos professores, percebeu-se que estes buscam relacionar os conteúdos trabalhados em sala de aula com a realidade dos alunos. Do ponto de vista operacional, ambos relatam dificuldades no trabalho, com as turmas da EJA, diante da falta de material didático, quando comparado ao trabalho com crianças e adolescentes, uma vez que, para as atividades com estes, há recursos didáticopedagógicos disponíveis. Algumas conclusões indicam que há um esforço da unidade escolar para garantir o respeito aos sujeitos da EJA, no entanto as dificuldades estruturais não permitem avançar na qualidade da oferta de ensinopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BKBG11072025.pdf1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.