Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35170
Tipo: | Dissertação |
Título: | Mulheres, direito e ensino : uma análise das ementas das disciplinas de gênero dos cursos de Direito das universidades federais da região nordeste (2019-2023) |
Autor(es): | Almeida, Marcelle Queiroz de |
Primeiro Orientador: | Rabay, Glória de Lourdes Freire |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo verificar a existência ou inexistência de disciplinas de gênero nos cursos de Direito das universidades federais da região nordeste analisando as contribuições dos feminismos em suas ementas no período de (2019-2023). A partir deste escopo, a pesquisa apresenta caráter qualitativo e método de abordagem indutivo. Quanto ao procedimento empregado, corresponde a uma pesquisa empírica, cuja técnica de pesquisa utilizada é documental (as ementas das disciplinas de gênero), e seus dados foram examinados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. A pesquisa possui quatro objetivos específicos, o primeiro busca identificar as primeiras bacharelas das Faculdades de Direito da região nordeste, descrevendo suas trajetórias em âmbito acadêmico e jurídico. O segundo objetivo específico destina-se em discutir sobre as desigualdades das mulheres no Direito a partir das teorias e movimentos feministas. O terceiro objetivo dedica-se em definir ensino jurídico, currículo e gênero. O quarto objetivo encarrega-se de avaliar as contribuições dos feminismos nas ementas das disciplinas de gênero. A pesquisa documental sobre a existência ou inexistência de disciplinas de gênero, foi realizada através do Sistema Integrado de Gestão e Atividades Acadêmicas das Universidades Federais, sites institucionais dos cursos de Direito, a partir do exame de instrumentos como Projetos Pedagógicos, listagem de disciplinas ofertadas naquele período. Através da realização de pesquisa documental, encontrou-se como resultado de pesquisa a existência de seis disciplinas de gênero, dentre as quais, duas estão inseridas em ramos específicos do Direito, enquanto as outras quatro disciplinas encontradas possuem enfoque similares. Dos nove estados da região nordeste, quatro apresentam disciplinas de gênero, localizadas em diferentes estados. Dentre os dezessete campus de Direito pesquisados, quatro cursos ofertaram disciplina de gênero, o que correspondeu a 23,5 % (vinte e três e meio por cento). Quanto à finalidade da pesquisa, esta é de caráter exploratório, pois visa apresentar possibilidades e cenários a partir dos resultados encontrados. Assim, pode-se observar por meio dos conteúdos das ementas das disciplinas encontradas as contribuições dos movimentos e estudos feministas, através de várias temáticas, como os direitos das mulheres, as teorias jurídico-feministas, a abordagem feminista interseccional, entre outros. |
Abstract: | This research aims to verify the existence or non-existence of gender subjects in Law courses at federal universities in the northeast region by analyzing the contributions of feminisms in their syllabi in the period (2019-2023). From this scope, the research has a qualitative character and an inductive approach. As for the procedure used, it corresponds to an empirical research, whose research technique used is documentary (the syllabi of gender disciplines), and its data were examined using Bardin's Content Analysis. The research has four specific objectives, the first seeks to identify the first bachelor's degrees from Law Schools in the northeast region, describing their trajectories in the academic and legal sphere. The second specific objective aims to discuss women's inequalities in Law based on feminist theories and movements. The third objective is dedicated to defining legal education, curriculum and gender. The fourth objective is responsible for evaluating the contributions of feminisms in the syllabi of gender disciplines. Documentary research on the existence or non-existence of gender disciplines was carried out through the Integrated System of Management and Academic Activities of Federal Universities, institutional websites of Law courses, based on the examination of instruments such as Pedagogical Projects, list of disciplines offered in that period. Through documentary research, the research result found the existence of six gender disciplines, among which, two are inserted in specific branches of Law, while the other four disciplines found have a similar focus. Of the nine states in the northeast region, four have gender disciplines, located in different states. Among the seventeen Law campuses surveyed, four courses offered gender subjects, which corresponded to 23.5% (twenty-three and a half percent). As for the purpose of the research, it is exploratory in nature, as it aims to present possibilities and scenarios based on the results found. Thus, the contributions of feminist movements and studies can be observed through the contents of the syllabi of the disciplines found, through themes focused on women's rights, feminist legal theories, and the intersectional feminist approach. |
Palavras-chave: | Direito Gênero Feminismo Ensino jurídico Currículo Law Gender Feminism Legal Education Curriculum |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Cidadania e Direitos Humanos |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35170 |
Data do documento: | 31-Jul-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MarcelleQueirozDeAlmeida_Dissert.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons