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metadata.dc.type: TCC
Title: MÉTODOS AVALIATIVOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DISCENTE SOBRE A AVALIAÇÃO.
metadata.dc.creator: Farias, Mércia Inara Rodrigues de
metadata.dc.contributor.advisor1: Albino, Ângela Cristina Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Guimarães, Andreia de Sousa
metadata.dc.contributor.referee2: Xavier, Wilson José Félix
metadata.dc.description.resumo: A avaliação é ferramenta e processo essencial no ensino. A avaliação da aprendizagem é um tema que merece estudos e análises, pois é configurada como meio e fim importante nos processos de produção do conhecimento, no caso específico deste estudo, no ensino de Ciências. O primeiro registro da avaliação foi feito desde os primórdios, na educação, ela tem o objetivo de verificar o desempenho da aprendizagem do educando. No ensino de Ciências a avaliação é algo desafiador, já que a disciplina como componente curricular trabalha com a vida e a dinâmica dos fenômenos e dos seres vivos. A avaliação se baseia em modelos nos quais, cabe a escolha do educador junto à escola definir tudo isso baseado nos conceitos que ela apresenta. Instrumentos avaliativos apropriados podem auxiliar o desenvolvimento dos educandos na disciplina de Ciências. Existem nos métodos inovadores, que associado a práticas clássicas, podem contribuir para uma avaliação mais formativa do educando. É necessário que, os educadores tenham suporte eficaz em sua formação como docente e que sejam capazes de transpor obstáculos que venha surgir. Nesse estudo buscou-se analisar o processo de avaliação a partir do olhar do discente no ensino de Ciências. Dessa forma, com todas essas evidências, consideramos necessário por meio da voz do educando, compreender como ele pensa o processo avaliativo. O estudo foi desenvolvido em três escolas do município de Alagoa Grande-PB, sendo selecionadas uma turma do 8º e uma do 9º de cada escola, com o intuito de averiguar o desempenho desses sujeitos. Foi aplicado um questionário com questões que abordavam as ações e práticas do processo avaliativo. A frequente utilização de “provas” e “trabalhos”, como foi visto no decorrer das análises, somado ao método tradicional ao ministrar as aulas utilizado pelo professor, causa certo desinteresse fazendo com que não haja motivação por parte do aluno. A cultura de avaliação mecânica faz parte da compreensão do processo do educando. Partindo desse pressuposto, podemos concluir que, a utilização unânime de métodos tradicionais de avaliação, no ensino de Ciências, ainda é muito forte nas escolas. Atrelado a isso, vem a ausência de diálogo sobre o processo, que também é um fator que prejudica o desenvolvimento do educando.
Abstract: The evaluation and calculation of the essential process in teaching. An evaluation of learning and a topic that deserves studies and analysis, since it is configured as an important means and end our processes of knowledge production, in the specific case of this study, no Science teaching. The first record of the evaluation was made from the earliest, in education, it aims to verify the learning performance of the learner. In the teaching of Sciences, evaluation is challenging, since discipline as a curricular component works with the life and dynamics of phenomena and living beings. The evaluation is based on models in which, it is up to the educator's choice with the school to define all this based on the concepts that it presents. Appropriate evaluative instruments can aid the development of students in the Science discipline. There are in the innovative methods, which associated with classical practices, can contribute to a more formative evaluation of the learner. It is necessary for educators to have effective support in their training as a teacher and to be able to overcome obstacles that may arise. In this study we sought to analyze the evaluation process from the student's perspective in the teaching of Science. Thus, with all this evidence, we consider it necessary through the voice of the learner to understand how he thinks the evaluation process. The study was carried out in three schools in the city of Alagoa Grande-PB, with an 8th grade class and a 9th grade class from each school, with the purpose of investigating the performance of these subjects. A questionnaire was applied with questions that addressed the actions and practices of the evaluation process. The frequent use of "tests" and "works", as seen in the course of the analyzes, added to the traditional method used to teach the classes used by the teacher, causes a certain lack of interest, so that there is no motivation on the part of the student. Mechanical appraisal culture is part of the understanding of the student's process. Based on this assumption, we can conclude that the unanimous use of traditional methods of assessment in Science teaching is still very strong in schools. Linked to this, comes the absence of dialogue about the process, which is also a factor that undermines the development of the student.
Keywords: Avaliação da aprendizagem - Percepção dos discentes
Ensino de ciências - Ensino fundamental
Educador
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Biológicas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3519
Issue Date: 31-Jan-2018
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas

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