Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35192
Tipo: TCC
Título: Ensino religioso na EJA: relatos de estágios em duas escolas do município de João Pessoa
Autor(es): Cavalcanti, Fernando Pinheiro
Primeiro Orientador: Nascimento, Kelly Thaysy Lopes
Resumo: O referente trabalho tem como objetivo de analisar a relevância do Ensino Religioso na EJA (Educação de Jovens e Adultos) das Escolas Municipais Ensino Fundamental João Coutinho, e Frei Afonso, ambas no Baixo Roger em João Pessoa, na Paraíba, a partir de relatos realizados para a disciplina Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura de Ciência da Religião da UFPB. Tendo como temática minhas próprias experiências com os alunos da EJA, uma das modalidades de ensino mais peculiares de se trabalhar, porém o nosso ensino não está preparado para lidar com esse assunto e assim causando conflitos religiosos e culturais. Através dessa análise devemos dar a importância a regras que precisamos seguir para viver em harmonia com nós mesmos e com a natureza e temos a consciência de que não estamos sozinhos e sim interativos. Para a melhor compreensão da pesquisa e responder a problemática proposta deste trabalho, foi utilizado o método de pesquisa descritiva, com a finalidade de analisar por meios de abordagem qualitativa das informações e de relatórios elaborados durante os Estágios práticos da disciplina Estágio Supervisionado V e VII do curso de Ciências das Religiões e de referências bibliográficas coletadas que foram utilizados como teorias cientificas. A pesquisa concluiu que é relevante a compreensão da BNCC, como se desenrolam os conflitos e disputas em torno da laicidade e do respeito as diferenças e o entendimento dos símbolos e seus significados e os fenômenos para possamos entender a razão do Ensino Religioso na EJA, trazendo a descrição dessa importância dando valor ao pluralismo, a diversidade cultural religiosa concluindo com a minha experiencia nos estágios. Com o objetivo de trabalhar com ações voltadas para eliminar as diversas formas de dúvidas e exclusão.
Abstract: The aim of this work is to analyze the relevance of Religious Education in EJA (Education for Young People and Adults) at the João Coutinho and Frei Afonso Municipal Elementary Schools, both in Baixo Roger, João Pessoa, Paraíba, based on reports made for the Supervised Internship discipline of the Bachelor's Degree in Religious Studies at UFPB. The theme is my own experiences with EJA students, one of the most peculiar teaching modalities to work with, but our teaching is not prepared to deal with this subject and thus causing religious and cultural conflicts. Through this analysis, we must give importance to the rules that we need to follow to live in harmony with ourselves and with nature and be aware that we are not alone but rather interactive. In order to better understand the research and respond to the problematic proposed in this work, the descriptive research method was used, with the purpose of analyzing through a qualitative approach the information and reports prepared during the practical internships of the discipline Supervised Internship V and VII of the Religious Sciences course and of bibliographic references collected that were used as scientific theories. The research concluded that it is relevant to understand the BNCC, how conflicts and disputes unfold around secularism and respect for differences and the understanding of symbols and their meanings and phenomena so that we can understand the reason for Religious Education in EJA, bringing the description of this importance giving value to pluralism, religious cultural diversity concluding with my experience in the internships. With the objective of working with actions aimed at eliminating the various forms of doubts and exclusion.
Palavras-chave: Ensino religioso
Educação de jovens e adultos
Religião
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35192
Data do documento: 5-Mai-2025
Aparece nas coleções:CE - TCC - Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FPC15072025.pdf4,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.