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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35194
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Rayssa Isabelle Gabriel da-
dc.date.accessioned2025-07-15T14:59:48Z-
dc.date.available2025-07-15-
dc.date.available2025-07-15T14:59:48Z-
dc.date.issued2025-04-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35194-
dc.description.abstractPlayful games are a fundamental element for achieving effective learning during childhood, and may involve explicit and implicit rules, giving relevance to the process of playing. This monograph aims to discuss the contributions of playful games to the teaching-learning process in early childhood education. The research was based on the ideas of theorists such as Vygotsky; Kishimoto and Paulo Freire, as well as scientific articles and monographs. The early childhood education curriculum stands out as a set of practices that seek to articulate children's knowledge and experiences so that their integral development at this stage of childhood is promoted. Thus, the importance of playful games in the teaching-learning process of children at this school stage was observed, as well as the role of the teacher as a mediator. In this sense, it is pointed out that pedagogical practices can influence child development, requiring strategies for the insertion of playful games in the school environment, since they offer significant contributions to the teaching-learning process in the early childhood education stage, with the recurrent use of traditionalism being a factor that makes its implementation difficult in reference classrooms.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-07-15T14:59:48Z No. of bitstreams: 1 RIGC15072025.pdf: 1614135 bytes, checksum: a26ebce8c509dec3c18e1bf69f084cdd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-15T14:59:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RIGC15072025.pdf: 1614135 bytes, checksum: a26ebce8c509dec3c18e1bf69f084cdd (MD5) Previous issue date: 2025-04-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectJogo lúdicopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleContribuições dos jogos lúdicos para o processo ensino-aprendizagem na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Lidianny Braga de-
dc.description.resumoOs jogos lúdicos consistem em ser elemento primordial para se alcançar a aprendizagem de maneira efetiva durante a infância, podendo envolver regras explícitas e implícitas, dando relevância ao processo do brincar. Este trabalho monográfico tem como objetivo discutir as contribuições dos jogos lúdicos para o processo ensino-aprendizagem na educação infantil. A pesquisa foi ao encontro dos das ideias de teóricos como: Vygotsky; Kishimoto e Paulo Freire, além de artigos científicos e trabalhos monográficos. O currículo da educação infantil destaca-se como sendo um conjunto de práticas que buscam articular os saberes e as experiências das crianças para que o desenvolvimento integral nesta fase da infância seja promovido. Assim, observou-se a importância dos jogos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem das crianças nessa fase escolar, bem como o papel do professor enquanto mediador. Neste sentido, aponta-se que as práticas pedagógicas podem influenciar no desenvolvimento infantil, sendo necessárias estratégias de inserção dos jogos lúdicos no ambiente escolar, uma vez que oferece contribuições significativas no processo ensino-aprendizagem na etapa da educação infantil, sendo o uso recorrente do tradicionalismo um fator que dificulta a sua implementação nas salas de referência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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