Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35204
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Caline Macena dos-
dc.creatorOliveira, Calidia Macena de-
dc.date.accessioned2025-07-16T23:18:58Z-
dc.date.available2025-07-16T23:18:58Z-
dc.date.issued2024-05-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35204-
dc.description.abstractThis study focuses on storytelling in Early Childhood Education, with rural children. The experience of the internship in Early Childhood Education at a rural school motivated us to develop it and formulate the following research question: how are story-tellings carried out in Early Childhood Education at the rural school João Soares da Costa, in the Cacimba da Costa community? Várzea, municipality of Solânea/PB and what meaning do such practices have for children? To answer the question, the general objective is defined as: Reflecting experiences of storytelling in Early Childhood Education, at the João Soares da Costa rural school. And as specific objectives: Characterize storytelling practices carried out with children and verify the playful interactions that storytelling promotes for children. We justify the relevance of this study because storytelling allows children to have playful experiences and develop their imagination, helping them interact with the environment that welcomes them, respecting experiences and knowledge, developing autonomy and communication with others. people and the world. This study is characterized as qualitative research in education, of the participatory type. The constitution of the data included records of participant observations, photographs, didactic planning and internship reports. The results and discussion of the study are organized based on the objectives, which gave rise to two subsections: Once upon a time… storytelling and Playful interactions with storytelling. In the first subsection, the stories highlighted are La Fontaine's fables, The Grasshopper and the Ant (S/D) and The Fox and the Rooster (S/D); as well as André Koogan's short story, The Little Red Hen (S/D). In the second, we explored three playful activities that were produced after the stories: the anthills, the characters' folding and the culinary recipe for a cornmeal cake.Reflecting on experiences, we see the relevance of school institutions developing this practice on a daily basis, given the contributions to the integral development of children. We identified that playful interactions are essential for the full development of children, as they not only sharpen children's imagination, but explore physical and emotional aspects, with fun. Storytelling motivates “make-believe”, an activity through which the child, through imagination and feelings, identifies with the characters, relives and gives new meaning to the narrated experiences.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by David Kilder Gomes da Silva (david.kilder@cchsa.ufpb.br) on 2025-07-16T23:18:58Z No. of bitstreams: 1 CALINE MACENA DOS SANTOS E CALIDIA MACENA DE OLIVEIRA 2024 01.pdf: 870694 bytes, checksum: e03e327e79b54207332297bee854abf8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-16T23:18:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CALINE MACENA DOS SANTOS E CALIDIA MACENA DE OLIVEIRA 2024 01.pdf: 870694 bytes, checksum: e03e327e79b54207332297bee854abf8 (MD5) Previous issue date: 2024-05-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEscola do campopt_BR
dc.subjectInterações lúdicaspt_BR
dc.titleContação de histórias na educação infantil: experiências na escola do campopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dutra, Maria da Conceição Farias da Silva Gurgel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6304265259642189pt_BR
dc.description.resumoEste estudo foca-se na contação de histórias na Educação Infantil com crianças campesinas. A vivência do estágio na Educação Infantil em escola do campo motivou-nos a desenvolvê-lo e a formular a seguinte questão de pesquisa: como são realizadas as contações de história na Educação Infantil na escola do campo João Soares da Costa, na comunidade Cacimba da Várzea, município de Solânea/PB e que significados têm tais práticas para as crianças? Para responder à questão, o objetivo geral se define como: refletir experiências de contação de histórias na Educação Infantil, na escola do campo João Soares da Costa. E como objetivos específicos: caracterizar práticas de contação de histórias realizadas com as crianças e verificar as interações lúdicas que as contações de histórias promovem às crianças. Justificamos a relevância deste estudo em razão de a contação de histórias possibilitar às crianças vivências lúdicas e o desenvolvimento da imaginação, ajudando-as nas interações com o ambiente que as acolhe, respeitando as experiências e conhecimentos, o desenvolvimento da autonomia e da comunicação com as pessoas e o mundo. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa em educação, do tipo participante. A constituição dos dados contou com os registros das observações participantes, das fotografias, do planejamento didático e dos relatórios de estágio. Os resultados e a discussão do estudo estão organizados a partir dos objetivos, os quais deram origem a duas subseções: Era uma vez… a contação de histórias e Interações lúdicas com contação de histórias. Na primeira subseção, as contações destacadas são as fábulas de La Fontaine, A cigarra e a formiga (S/D) e A raposa e o galo (S/D); bem como o conto de André Koogan, A galinha ruiva (S/D). Na segunda, exploramos três atividades lúdicas que foram produzidas após as contações: os formigueiros, as dobraduras dos personagens e a receita culinária de um bolo de fubá. Com a reflexão das experiências, constatamos a relevância de as instituições escolares desenvolverem esta prática cotidianamente, haja vista as contribuições ao desenvolvimento integral das crianças. Identificamos que as interações lúdicas são imprescindíveis ao desenvolvimento pleno das crianças, pois, elas não só aguçam o imaginário infantil, mas explora aspectos físicos e emocionais, com divertimento. A contação de história motiva o “faz de conta”, atividade pela qual a criança por meio do imaginário e dos sentimentos se identifica com os personagens, revive e ressignifica as experiências narradas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCHSA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CALINE MACENA DOS SANTOS E CALIDIA MACENA DE OLIVEIRA 2024 01.pdf850,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.