Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35206
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMedeiros, Ana Flávia Gomes de-
dc.date.accessioned2025-07-16T23:44:40Z-
dc.date.available2025-07-16T23:44:40Z-
dc.date.issued2023-11-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35206-
dc.description.abstractThe need to develop more research addressing the topic of ethnic-racial relations in the Pedagogy course at CCHSA was the core that guided this study. This research presents a proposal for antiracist education in Early Childhood Education, based on African children’s literature — a significant resource that addresses themes from Law 10.639/2003 in the classroom. The objectives that guided this research were: (1) To reflect on anti-racist education based on Law 10.639/2003 and the National Curriculum Guidelines for the education of ethnic-racial relations and for the teaching of African and Afro-Brazilian history and culture (2004); (2) To analyze 10 African children’s books, reflecting on their stories and implications from the perspective of anti-racist education; and (3) To carry out an intervention in an early childhood education class using African children’s literature. This qualitative and exploratory research was methodologically developed in two stages: the first consisted of analyzing ten African children’s books, available in Afro-themed libraries, that address themes such as respect for diversity and the appreciation of Black culture. The second stage involved an educational intervention in a preschool class, based on the storytelling of the book Os Mil Cabelos de Ritinha (2019). This study concludes that themes involving ethnic-racial relations can be addressed in any subject area and level of education. Discussing this topic strengthens our understanding of history and culture, which is restricted and limited when only addressed during festive or obligatory periods, such as Black Awareness Day, celebrated on November 20th.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by David Kilder Gomes da Silva (david.kilder@cchsa.ufpb.br) on 2025-07-16T23:44:40Z No. of bitstreams: 1 ANA FLÁVIA GOMES DE MEDEIROS 2023 01.pdf: 896389 bytes, checksum: 305823630023e56821372fbaa807f82c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-16T23:44:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANA FLÁVIA GOMES DE MEDEIROS 2023 01.pdf: 896389 bytes, checksum: 305823630023e56821372fbaa807f82c (MD5) Previous issue date: 2023-11-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLiteratura africanapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.titlePor uma educação antirracista: o debate das relações étnicoraciais na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Vivian Galdino de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3377153865065674pt_BR
dc.description.resumoA necessidade de desenvolver mais pesquisas que debatam o tema das relações étnico raciais no curso de Pedagogia do CCHSA foi o cerne que guiou essa pesquisa. O presente estudo trata de uma proposta de educação antirracista na Educação Infantil, a partir da literatura africana infantil, um significativo recurso que problematiza temáticas da Lei 10.639/2003 em sala de aula. Os objetivos que permearam essa pesquisa foram: 1. Refletir sobre uma educação antirracista a partir da Lei 10.639/2003 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações étnicoraciais e para o ensino de História e cultura africana e afro-brasileira (2004); 2. Analisar 10 livros de literatura africana, refletindo sobre suas histórias e desdobramentos na perspectiva de uma educação antirracista; e 3. Desenvolver uma intervenção numa turma de educação infantil com a temática da literatura africana infantil. Essa pesquisa, de cunho qualitativo e exploratório, foi desenvolvida metodologicamente em duas etapas: a primeira composta pela análise de dez obras de literatura infantil africana, disponíveis para acesso em afrotecas, que problematizam temas como o respeito à diversidade e a valorização da cultura negra. Enquanto a segunda se deu pela realização de uma intervenção numa turma de educação infantil, a partir do reconto do livro Os Mil Cabelos de Ritinha (2019). Ao final deste trabalho destaca-se que temas que perpassam as relações étnico-raciais são possíveis de serem discutidos em qualquer área e nível de ensino. O debate deste tema fortalece a compreensão da nossa história e da nossa cultura, sendo restrito e limitado quando só discutido em períodos festivos e obrigatórios, como o dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCHSA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA FLÁVIA GOMES DE MEDEIROS 2023 01.pdf875,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.