Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3520
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Renata Rodrigues de-
dc.creatorSouza, Valéria Vieira dos Santos-
dc.date.accessioned2018-03-01T13:52:06Z-
dc.date.available2017-12-14-
dc.date.available2018-03-01T13:52:06Z-
dc.date.issued2017-12-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3520-
dc.description.abstractThe present work that had as theme Mathematical Games and Problem Solving in the Additive Field: what is the contribution? originated through a research project, involving the performance of two Pedagogy students - UFPB, in teaching situations, in a school of the municipal network of João Pessoa. The general objective was to analyze the importance of games and problem solving as a facilitator in the process of teaching and learning of students, with respect to the additive field (addition and subtraction). For the construction of this work, we rely on some theorists, such as Alves (2009); Diniz (2001); Grando (2004); Gueros, Agranionih, Zimer (2014); Lopes (2014); Moretti and Souza (2015); Muniz (2014); Nunes et.al (2005); Pozo and Echeverría (1998); Stancanelli (2001); Spinillo and Magina (2004), who discuss the importance of games and problem solving as a methodology for teaching mathematics. The methodology used was through a qualitative research, in which games and activities involving the Problem Solving and the Additive Field were applied to a 4th grade "B" class from a public school in João Pessoa. Thus, this work sought to contribute in the teaching - learning process of mathematics, in the early years, through mathematical games and problem solving, differentiating itself from the traditional and mechanical method, thus enabling the formation of critical citizens, prepared to attend the new educational requirements. In addition to form theoretically and methodologically students of the course of pedagogy.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-01T13:52:06Z No. of bitstreams: 1 RRO14122017.pdf: 1545896 bytes, checksum: c228108e771b3b0b6ed34b724ca3c011 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-01T13:52:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RRO14122017.pdf: 1545896 bytes, checksum: c228108e771b3b0b6ed34b724ca3c011 (MD5) Previous issue date: 2017-12-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectJogos matemáticospt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectCampo aditivopt_BR
dc.titleJogos matemáticos e resolução de problemas no campo aditivo: qual a contribuição?pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Azerêdo, Maria Alves de-
dc.description.resumoO presente trabalho que teve como tema Jogos Matemáticos e Resolução de Problemas no Campo Aditivo: qual a contribuição? originou-se por meio de um projeto de pesquisa, envolvendo a atuação de duas alunas de Pedagogia – UFPB, em situações de docência, em uma escola da rede municipal de João Pessoa. O objetivo geral foi analisar a importância dos jogos e da resolução de problemas como meios facilitadores no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, no que diz respeito ao campo aditivo (adição e subtração). Para a construção desse trabalho, nos baseamos em alguns teóricos, como Alves (2009 ); Diniz (2001); Grando (2004); Guerios, Agranionih, Zimer (2014); Lopes (2014); Moretti e Souza (2015); Muniz (2014); Nunes et.al (2005); Pozo e Echeverría (1998); Stancanelli (2001); Spinillo e Magina (2004), que discutem a importância de jogos e resolução de problemas como metodologia para o ensino da matemática. A metodologia utilizada foi através de uma pesquisa qualitativa, na qual foram aplicados jogos e atividades envolvendo a Resolução de Problemas e o Campo Aditivo uma turma do 4° ano “B” de uma escola pública de João Pessoa. Sendo assim, este trabalho procurou contribuir no processo de ensino – aprendizagem de Matemática, nos anos iniciais, por meio de jogos matemáticos e resoluções de problemas, diferenciando-se do método tradicional e mecânico, assim possibilitando a formação de cidadãos críticos, preparados para atender as novas exigências educacionais. Além de formar teoricamente e metodologicamente estudantes do curso de pedagogia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RRO14122017.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.