Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35213
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarros, Rahyanne Milene da Silva-
dc.date.accessioned2025-07-17T13:45:07Z-
dc.date.available2025-07-17-
dc.date.available2025-07-17T13:45:07Z-
dc.date.issued2025-05-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35213-
dc.description.abstractStudies on emotions show their importance for the teaching-learning process and for building healthy social relationships. This study is characterized as an experience report, which came about through an extension project linked to UFPB's PROLICEN. The project took place in a public school located in a socioeconomically vulnerable neighborhood. The overall aim is to analyze how the field of Emotional Education can help strengthen identities and build healthy school bonds between students with and without disabilities in the early years of elementary school. To achieve this goal, a qualitative study was carried out, using the following methodological steps: field research, focus groups, participant and non-participant observations and semi-structured interviews. The results of the study show that Emotional Education benefits the self-esteem and identity of students in the early years, as well as reframing the ableist view and enabling harmonious coexistence between students without disabilities and their peers with disabilities.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-07-17T13:45:07Z No. of bitstreams: 1 RMSB17072025.pdf: 5193549 bytes, checksum: 3aa7723157404835206d9123c91fd56d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-17T13:45:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RMSB17072025.pdf: 5193549 bytes, checksum: 3aa7723157404835206d9123c91fd56d (MD5) Previous issue date: 2025-05-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação emocionalpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.titleVivências de educação emocional com discentes dos anos iniciais do ensino fundamental: uma observação participante de um projeto de extensão universitáriapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dantas, Taísa Caldas-
dc.description.resumoOs estudos acerca das emoções evidenciam sua importância para o processo de ensino-aprendizagem e para a construção de relações sociais saudáveis. Este estudo caracteriza-se como relato de experiência, que surgiu através de um projeto de extensão vinculado ao PROLICEN da UFPB. O projeto ocorreu em uma escola pública, localizada em um bairro de vulnerabilidade socioeconômica. O objetivo geral é analisar como o campo da Educação Emocional pode colaborar para o fortalecimento identitário e construção de vínculos escolares saudáveis entre estudantes com e sem deficiência dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa, adotando os seguintes passos metodológicos: pesquisa de campo, grupo focal, observações participantes e não participantes e entrevistas semiestruturadas. Os resultados do estudo evidenciam que a Educação Emocional beneficia a autoestima e identidade dos discentes dos anos iniciais, além de ressignificar o olhar capacitista e possibilitar um convívio harmonioso entre os estudantes sem deficiência e seus pares com deficiência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RMSB17072025.pdf5,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.