Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35213
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Barros, Rahyanne Milene da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-17T13:45:07Z | - |
dc.date.available | 2025-07-17 | - |
dc.date.available | 2025-07-17T13:45:07Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-05 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35213 | - |
dc.description.abstract | Studies on emotions show their importance for the teaching-learning process and for building healthy social relationships. This study is characterized as an experience report, which came about through an extension project linked to UFPB's PROLICEN. The project took place in a public school located in a socioeconomically vulnerable neighborhood. The overall aim is to analyze how the field of Emotional Education can help strengthen identities and build healthy school bonds between students with and without disabilities in the early years of elementary school. To achieve this goal, a qualitative study was carried out, using the following methodological steps: field research, focus groups, participant and non-participant observations and semi-structured interviews. The results of the study show that Emotional Education benefits the self-esteem and identity of students in the early years, as well as reframing the ableist view and enabling harmonious coexistence between students without disabilities and their peers with disabilities. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-07-17T13:45:07Z No. of bitstreams: 1 RMSB17072025.pdf: 5193549 bytes, checksum: 3aa7723157404835206d9123c91fd56d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-07-17T13:45:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RMSB17072025.pdf: 5193549 bytes, checksum: 3aa7723157404835206d9123c91fd56d (MD5) Previous issue date: 2025-05-05 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação emocional | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Extensão universitária | pt_BR |
dc.title | Vivências de educação emocional com discentes dos anos iniciais do ensino fundamental: uma observação participante de um projeto de extensão universitária | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Dantas, Taísa Caldas | - |
dc.description.resumo | Os estudos acerca das emoções evidenciam sua importância para o processo de ensino-aprendizagem e para a construção de relações sociais saudáveis. Este estudo caracteriza-se como relato de experiência, que surgiu através de um projeto de extensão vinculado ao PROLICEN da UFPB. O projeto ocorreu em uma escola pública, localizada em um bairro de vulnerabilidade socioeconômica. O objetivo geral é analisar como o campo da Educação Emocional pode colaborar para o fortalecimento identitário e construção de vínculos escolares saudáveis entre estudantes com e sem deficiência dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa, adotando os seguintes passos metodológicos: pesquisa de campo, grupo focal, observações participantes e não participantes e entrevistas semiestruturadas. Os resultados do estudo evidenciam que a Educação Emocional beneficia a autoestima e identidade dos discentes dos anos iniciais, além de ressignificar o olhar capacitista e possibilitar um convívio harmonioso entre os estudantes sem deficiência e seus pares com deficiência. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RMSB17072025.pdf | 5,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.