Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35214
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Gabriely Nascimento-
dc.date.accessioned2025-07-17T13:56:44Z-
dc.date.available2025-07-17-
dc.date.available2025-07-17T13:56:44Z-
dc.date.issued2025-04-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35214-
dc.description.abstractThe society in which human beings are inserted is full of signs and meanings, and the process of literacy acquisition and literacy development can contribute to communication and interaction among individuals. Children’s literature can support the development of this important process by facilitating and enriching each person's learning journey. This paper aims to highlight the concepts of literacy acquisition and literacy development and how, despite having different meanings, they are interconnected, engage in dialogue, and complement each other. It is important to emphasize that this process can occur in a more playful, dynamic, and interactive way through the use of children's literature, allowing for more meaningful learning. Furthermore, being in contact with children's literature fosters not only the development of reading and writing skills but also encourages creativity, critical thinking, social awareness, self-knowledge, cognitive development, and other aspects that contribute to human development. The main objective of this text is to study how children's literature can contribute to the literacy process in the early years of elementary school. It is through a proposal for exploratory and bibliographical research that increasingly highlights literacy as part of a system and an interdependent process, in which, together with children's literature, it can generate playful and very significant learning in the construction of the student's knowledge.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-07-17T13:56:44Z No. of bitstreams: 1 GNR17072025.pdf: 456302 bytes, checksum: 5bd2ce2e083f8636f4ed872bea00a4a1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-17T13:56:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GNR17072025.pdf: 456302 bytes, checksum: 5bd2ce2e083f8636f4ed872bea00a4a1 (MD5) Previous issue date: 2025-04-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.titleLiteratura infantil no processo de alfabetização e letramento de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Kunz, Marinês Andrea-
dc.description.resumoA sociedade na qual os seres humanos estão inseridos está repleta de signos e significados e o processo de alfabetização e letramento pode contribuir com a comunicação e interação entre eles. A literatura infantil pode auxiliar com o desenvolvimento desse importante processo de forma a facilitar e contribuir positivamente com a aprendizagem de cada indivíduo. O presente texto tem como objetivo evidenciar o conceito da alfabetização e do letramento e como estão interligados. É importante enfatizar que esse processo pode acontecer de uma forma mais lúdica, dinâmica e interativa com a utilização da literatura infantil, possibilitando, assim, uma aprendizagem significativa. É possível ressaltar que estar em contato com a literatura infantil favorece não só o processo de alfabetização e letramento das crianças, mas também estimula a criatividade, a criticidade, a abordagem em questões sociais, o autoconhecimento, o desenvolvimento cognitivo e do imaginário, entre outros processos que contribuem com o desenvolvimento do ser humano. O presente texto traz como objetivo principal estudar como a literatura infantil pode contribuir para o processo de letramento e alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental. A proposta de uma pesquisa exploratória e bibliográfica evidenciou que a alfabetização e o letramento são processos interdependentes, os quais com a literatura infantil podem levar a uma aprendizagem lúdica e bastante significativa na construção do conhecimento do educando.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GNR17072025.pdf445,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.