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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35215
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Rhafaela Castelo Branco Cirilo-
dc.date.accessioned2025-07-17T14:19:33Z-
dc.date.available2025-07-17-
dc.date.available2025-07-17T14:19:33Z-
dc.date.issued2025-04-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35215-
dc.description.abstractThis study addresses Fibromyalgia, a syndrome characterized by widespread chronic pain and increased sensitivity in the musculoskeletal system, which significantly impacts the academic performance of affected individuals. Symptoms such as sleep disturbances, persistent fatigue, headaches, among others, impair concentration and the ability to perform daily activities. Chronic pain and debilitating symptoms can also lead to anxiety and depression, compromising emotional and mental well-being. This undergraduate thesis aims to analyze the main challenges faced by higher education students diagnosed with Fibromyalgia, based on the central question: “In what ways does Fibromyalgia influence students' academic performance in higher education?”. To achieve this, the research was designed as an exploratory study with a qualitative approach and field procedures, conducted through an electronic form containing both open and closed questions, directed at university students diagnosed with the syndrome. The personal accounts collected were analyzed in light of theoretical and legal frameworks, allowing for a sensitive and contextualized understanding of their experiences. Additionally, a bibliographic and documentary review was carried out to map existing academic literature on the topic and to examine legislation, institutional policies, and inclusion guidelines. The study provided a grounded analysis of the multifaceted effects this syndrome has on students’ academic lives, highlighting how much progress is still needed, at the institutional level, in recognizing Fibromyalgia as a condition requiring equal treatment as a disability, as established by State Law No. 13.265/2024 of Paraíba. Only through such recognition will it be possible to ensure adequate support and implement effective measures for inclusion in higher education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-07-17T14:19:33Z No. of bitstreams: 1 RCBCC17072025.pdf: 1954581 bytes, checksum: 0ab6e46448b922959cd087cf3426cab4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-17T14:19:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RCBCC17072025.pdf: 1954581 bytes, checksum: 0ab6e46448b922959cd087cf3426cab4 (MD5) Previous issue date: 2025-04-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectDesempenho acadêmicopt_BR
dc.subjectFibromialgiapt_BR
dc.titleImpactos da fibromialgia no desempenho acadêmico de estudantes do ensino superiorpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Lisiê Marlene da Silveira Melo-
dc.contributor.advisor2Kunz, Marinês Andrea-
dc.description.resumoEste estudo aborda a Fibromialgia, uma síndrome caracterizada por dor crônica difusa e sensibilidade aumentada no sistema musculoesquelético que impacta significativamente o rendimento acadêmico dos indivíduos afetados. Os sintomas, que incluem distúrbios do sono, fadiga persistente, dores de cabeça, entre outros, prejudicam a concentração e a capacidade de realizar as atividades do cotidiano. A dor crônica e os sintomas debilitantes também podem levar a transtornos de ansiedade e depressão, afetando o bem-estar emocional e mental. Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pretende analisar os principais desafios enfrentados por estudantes do ensino superior diagnosticados com Fibromialgia a partir da indagação central “de que maneira a fibromialgia influencia o desempenho dos estudantes no ensino superior?”. Para alcançar esse objetivo, buscou-se: identificar os sintomas mais característicos da condição; identificar seus impactos no desempenho acadêmico e compreender as barreiras enfrentadas no cotidiano universitário. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de natureza exploratória com abordagem qualitativa e procedimento de campo, realizada por meio de formulário eletrônico com perguntas abertas e fechadas, aplicado a estudantes universitários diagnosticados com a síndrome. Os relatos pessoais coletados foram analisados à luz de referenciais teóricos e legais, permitindo uma compreensão sensível e contextualizada das experiências vividas. Complementarmente, realizou-se uma revisão bibliográfica e documental, a fim de mapear a produção acadêmica existente sobre o tema e analisar legislações, políticas institucionais e diretrizes de inclusão. A pesquisa oportunizou uma análise fundamentada sobre os efeitos multifacetados que essa síndrome exerce sobre a vida acadêmica dos estudantes, evidenciando o quanto ainda precisamos avançar, enquanto instituição, no reconhecimento da síndrome como condição que demanda a equiparação às pessoas com deficiência, estabelecida na Lei Ordinária n° 13.265/2024 do Estado da Paraíba. Somente assim será possível garantir o acolhimento adequado e a implementação de medidas efetivas para a inclusão no ensino superior.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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