Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35218
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Costa, Camila Laiccer Silva da | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-17T14:44:00Z | - |
dc.date.available | 2025-07-17 | - |
dc.date.available | 2025-07-17T14:44:00Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-05 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35218 | - |
dc.description.abstract | This study investigates the training of educators in Pedagogy courses at ten public universities and one private college in Paraíba, and its relationship with the literacy process. The general objective is to verify content and bibliographical references on literacy selected by pedagogy courses in Paraíba. To achieve the objective proposed in this qualitative research, documentary research was adopted as the methodology, which allowed an in-depth analysis of the course syllabuses. The institutions investigated are ten public universities and one private university, all located in Paraíba. Access to the syllabuses of the curricular components linked to the literacy process was obtained in the PPCs of the courses, published on their official websites. The results indicate a greater inclusion of curricular components that are related to the literacy process, revealing the need for a PPC that strengthens the training of future educators in the area of literacy and literacy. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-07-17T14:44:00Z No. of bitstreams: 1 CLSC17072025.pdf: 827833 bytes, checksum: ba0fe02c2c7f729cdf37e0a1fa2f2473 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-07-17T14:44:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CLSC17072025.pdf: 827833 bytes, checksum: ba0fe02c2c7f729cdf37e0a1fa2f2473 (MD5) Previous issue date: 2025-05-05 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores (as) | pt_BR |
dc.title | A formação do pedagogo na Paraíba sobre alfabetização e letramento | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Dias, Émille Burity | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho investiga a formação de pedagogos(as) nos cursos de Pedagogia, em dez Universidades públicas e uma faculdade particular, na Paraíba, e sua relação com o processo de alfabetização e letramento. O objetivo geral constitui-se em: verificar conteúdos e referências bibliográficas sobre alfabetização selecionados pelos cursos de pedagogia na Paraíba. Para alcançar o objetivo proposto nesta pesquisa qualitativa, adotou-se como metodologia a pesquisa documental, que permitiu uma análise aprofundada das ementas dos cursos. As instituições investigadas são dez Universidades públicas e uma particular, todas localizadas na Paraíba.A obtenção do acesso às ementas dos componentes curriculares vinculados ao processo de alfabetização e letramento, ocorreu no PPCs dos cursos, publicados em seus sites oficiais. Os resultados indicam uma maior inserção de componentes curriculares que estejam relacionados com o processo de alfabetização, revelando a necessidade de um PPC que fortaleça a formação de futuros pedagogos (as) no âmbito da alfabetização e letramento. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CLSC17072025.pdf | 808,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.