Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35218
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Camila Laiccer Silva da-
dc.date.accessioned2025-07-17T14:44:00Z-
dc.date.available2025-07-17-
dc.date.available2025-07-17T14:44:00Z-
dc.date.issued2025-05-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35218-
dc.description.abstractThis study investigates the training of educators in Pedagogy courses at ten public universities and one private college in Paraíba, and its relationship with the literacy process. The general objective is to verify content and bibliographical references on literacy selected by pedagogy courses in Paraíba. To achieve the objective proposed in this qualitative research, documentary research was adopted as the methodology, which allowed an in-depth analysis of the course syllabuses. The institutions investigated are ten public universities and one private university, all located in Paraíba. Access to the syllabuses of the curricular components linked to the literacy process was obtained in the PPCs of the courses, published on their official websites. The results indicate a greater inclusion of curricular components that are related to the literacy process, revealing the need for a PPC that strengthens the training of future educators in the area of literacy and literacy.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-07-17T14:44:00Z No. of bitstreams: 1 CLSC17072025.pdf: 827833 bytes, checksum: ba0fe02c2c7f729cdf37e0a1fa2f2473 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-17T14:44:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CLSC17072025.pdf: 827833 bytes, checksum: ba0fe02c2c7f729cdf37e0a1fa2f2473 (MD5) Previous issue date: 2025-05-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectFormação de professores (as)pt_BR
dc.titleA formação do pedagogo na Paraíba sobre alfabetização e letramentopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Émille Burity-
dc.description.resumoO presente trabalho investiga a formação de pedagogos(as) nos cursos de Pedagogia, em dez Universidades públicas e uma faculdade particular, na Paraíba, e sua relação com o processo de alfabetização e letramento. O objetivo geral constitui-se em: verificar conteúdos e referências bibliográficas sobre alfabetização selecionados pelos cursos de pedagogia na Paraíba. Para alcançar o objetivo proposto nesta pesquisa qualitativa, adotou-se como metodologia a pesquisa documental, que permitiu uma análise aprofundada das ementas dos cursos. As instituições investigadas são dez Universidades públicas e uma particular, todas localizadas na Paraíba.A obtenção do acesso às ementas dos componentes curriculares vinculados ao processo de alfabetização e letramento, ocorreu no PPCs dos cursos, publicados em seus sites oficiais. Os resultados indicam uma maior inserção de componentes curriculares que estejam relacionados com o processo de alfabetização, revelando a necessidade de um PPC que fortaleça a formação de futuros pedagogos (as) no âmbito da alfabetização e letramento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLSC17072025.pdf808,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.