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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35219
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maria Radija da-
dc.date.accessioned2025-07-17T15:26:04Z-
dc.date.available2025-07-17-
dc.date.available2025-07-17T15:26:04Z-
dc.date.issued2025-04-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35219-
dc.description.abstractThis undergraduate thesis focuses on the role of school support professionals in special education in the municipality of Pedras de Fogo, Paraíba, analyzing the challenges and prospects of this field. The main objective of this research was to analyze the work of support professionals for students with disabilities, understanding their importance in the process of educational inclusion. To this end, the following specific objectives were established: to identify the different conceptions held by support professionals regarding the inclusion of students with disabilities; to map the educational backgrounds and roles performed by these professionals; and to describe the context of special education in the municipality. The field research adopted a qualitative approach with a descriptive and exploratory character. Data were collected through questionnaires administered to school support professionals in Pedras de Fogo/PB, as well as through documentary research in academic repositories and legal frameworks. The data analysis revealed challenges such as a lack of specific training, difficulties in interacting with students with disabilities and their families, and professional undervaluation. The findings highlighted the need for ongoing training and greater recognition of the role performed by these workers within the school environment. They also indicated that the work of school support professionals is essential to ensuring the effective inclusion of students with disabilities, although significant gaps remain in their training and professional recognition. It is concluded that valuing and training school support professionals are fundamental to building a more inclusive and equitable educational system.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-07-17T15:26:04Z No. of bitstreams: 1 MRS17072025.pdf: 9677319 bytes, checksum: e34dfe57f4186bd9e4f719c3b0074915 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-17T15:26:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MRS17072025.pdf: 9677319 bytes, checksum: e34dfe57f4186bd9e4f719c3b0074915 (MD5) Previous issue date: 2025-04-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectProfissionais de apoio escolarpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.titleProfissionais de apoio escolar e a educação especial no município de Pedras de Fogo/PB: desafios e perspectivaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Lisiê Marlene da Silveira Melo-
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema a atuação dos profissionais de apoio escolar na educação especial no município de Pedras de Fogo/PB, analisando os desafios e perspectivas desse segmento. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar a atuação dos profissionais de apoio para estudantes com deficiência, compreendendo sua importância no processo de inclusão escolar. Para isso, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: identificar as diferentes concepções dos profissionais de apoio sobre a inclusão de estudantes com deficiência; mapear o perfil formativo desses profissionais e as funções desempenhadas; descrever o contexto da educação especial no município. A pesquisa de campo adotou uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório. Foram utilizados dados coletados por meio de questionários aplicados junto a profissionais de apoio escolar do município de Pedras de Fogo/PB, além de pesquisa documental em repositórios acadêmicos e normativas legais. O procedimento de análise dos dados revelou desafios como a falta de formação específica, dificuldades de interação com os alunos com deficiência e seus familiares, além da desvalorização profissional. Os resultados evidenciaram a necessidade de capacitações contínuas e de um maior reconhecimento da função desempenhada por esses trabalhadores dentro do ambiente escolar. Indicaram ainda que a atuação dos profissionais de apoio escolar é indispensável para garantir a inclusão efetiva dos alunos com deficiência, mas ainda há lacunas significativas na sua formação e reconhecimento profissional. Conclui-se que a valorização e a capacitação dos profissionais de apoio escolar são fundamentais para a construção de um sistema educacional mais inclusivo e equitativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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