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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35227
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernandes, Paloma Emanuele da Costa Nascimento-
dc.date.accessioned2025-07-18T13:03:05Z-
dc.date.available2025-07-18-
dc.date.available2025-07-18T13:03:05Z-
dc.date.issued2025-04-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35227-
dc.description.abstractThe aim of this paper is to analyze, based on academic studies, how the relationship between childhood, children's advertising and media education in the school context can contribute to children's education in terms of understanding and dealing with the influence of advertising. This is a bibliographical study with a qualitative approach, also based on content analysis. The results show that media and advertising content have a significant impact on children's development, with effects that vary between benefits and risks, such as violence, obesity, early sexualization and self-esteem problems. The publications analyzed highlight the need for mediation with a more reflective approach, as well as more effective public policies and greater supervision to ensure children's rights. There is also a consensus on the importance of integrating media education into school curricula from the earliest years, promoting the development of a more analytical view of media messages. Adequate teacher training, the development of accessible teaching materials and an interdisciplinary approach are considered fundamental elements for making this proposal a reality. In addition, the studies present international experiences which show that media literacy can be worked on across different curricular components, increasing its effectiveness. Finally, it can be concluded that media education goes beyond the instrumental use of technologies and is essential for the formation of citizens who are aware, critical and autonomous in the face of the challenges of contemporary society and the influences exerted by the media and advertising.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-07-18T13:03:05Z No. of bitstreams: 1 PECNF18072025.pdf: 1351712 bytes, checksum: 18a7e050fb9bf3bb9910767d6b2e7ec3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-18T13:03:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PECNF18072025.pdf: 1351712 bytes, checksum: 18a7e050fb9bf3bb9910767d6b2e7ec3 (MD5) Previous issue date: 2025-04-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectEducação midiáticapt_BR
dc.subjectPublicidade infantilpt_BR
dc.titleInfância e publicidade: um olhar sobre mídia, consumo e educaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Nádia Jane de-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar, a partir de estudos acadêmicos, como a relação entre infância, publicidade infantil e educação midiática no contexto escolar pode contribuir para a formação das crianças quanto à compreensão e à forma de lidar com a influência da publicidade. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, fundamentada também na análise de conteúdo. Os resultados apontam que os conteúdos midiáticos e publicitários exercem impactos significativos sobre o desenvolvimento infantil, com efeitos que variam entre benefícios e riscos, como violência, obesidade, sexualização precoce e problemas de autoestima. As publicações analisadas ressaltam a necessidade de uma mediação com uma abordagem mais reflexiva, bem como de políticas públicas mais eficazes e maior fiscalização para assegurar os direitos das crianças. Observa-se também um consenso sobre a importância de integrar a educação midiática aos currículos escolares desde os primeiros anos, promovendo o desenvolvimento de uma visão mais analítica frente às mensagens midiáticas. A formação adequada de professores, o desenvolvimento de materiais pedagógicos acessíveis e a abordagem interdisciplinar são considerados elementos fundamentais para a efetivação dessa proposta. Além disso, os estudos apresentam experiências internacionais que demonstram que o letramento midiático pode ser trabalhado de forma transversal em diferentes componentes curriculares, ampliando sua efetividade. Por fim, conclui-se que a educação midiática vai além do uso instrumental das tecnologias, sendo essencial para a formação de cidadãos conscientes, críticos e autônomos diante dos desafios da sociedade contemporânea e das influências exercidas pelos meios de comunicação e pela publicidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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