Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35230
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Alice Helena de Araújo-
dc.date.accessioned2025-07-18T14:09:29Z-
dc.date.available2025-07-18-
dc.date.available2025-07-18T14:09:29Z-
dc.date.issued2025-04-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35230-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the contributions of affectivity to the teaching and learning process of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) in early childhood education. The specific objectives are: to understand how affective relationships present in didactic-pedagogical practices can benefit the learning experience of children with ASD; to explore teachers' conceptions of affectivity and ASD; and to identify how educators can foster an affective environment to enhance the teaching and learning process for children with ASD. In this context, the study delves into themes related to ASD, early childhood education, and affectivity. It is grounded in the theoretical contributions of Michael Rutter (1978) and Lorna Wing (1981) regarding ASD and inclusion; Jean Piaget (1973) and Lev Vygotsky (1978) in relation to child development; and Henri Wallon (1934) in terms of affectivity. The research employed a qualitative, descriptive, and field-based methodology, also characterized as a case study, conducted in a private school in the city of João Pessoa. The findings indicate that affectivity plays a crucial role in the inclusion process of children with ASD in early childhood education, showing that learning is enhanced by welcoming and receptive environments. Furthermore, the study highlights several challenges within this process, such as peer interaction difficulties, teacher overload, limited professional and family support, and attitudinal barriers. Therefore, this research is relevant both academically and socially, as it contributes to scientific literature, broadens inclusive perspectives, supports continuing teacher education, and provides opportunities for further exploration and development of the topic, aiming to strengthen inclusive practices in the Brazilian educational context.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-07-18T14:09:29Z No. of bitstreams: 1 AHAO18072025.pdf: 656426 bytes, checksum: e608dad7b8fe9b4b9b60e7dc6c169317 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-18T14:09:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AHAO18072025.pdf: 656426 bytes, checksum: e608dad7b8fe9b4b9b60e7dc6c169317 (MD5) Previous issue date: 2025-04-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleA afetividade no processo de ensino aprendizagem de crianças com TEA na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Lisiê Marlene da Silveira Melo-
dc.description.resumoEsse trabalho objetiva analisar as contribuições da afetividade para o processo de ensino aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação infantil. Os objetivos específicos são: compreender como as relações afetivas presentes nas ações didático pedagógicas podem beneficiar a experiência de aprendizagem de crianças com TEA, conhecer as concepções de afetividade e TEA por parte dos professores, e, identificar como os educadores podem promover um ambiente afetivo para melhorar o processo de ensino-aprendizagem de crianças com TEA. Desse modo, buscando o aprofundamento nas temáticas relacionadas ao TEA, educação infantil e afetividade, pode-se afirmar que o presente trabalho, quanto ao TEA e a inclusão, foi fundamentado por Michael Rutter (1978) e Lorna Wing (1981), já nos aspectos do desenvolvimento integral, permeiam os ideais de pensadores como Jean Piaget (1973) e Lev Vigotsky (1978), e, na afetividade, destaca-se Henry Wallon (1934). Logo, os dados desta pesquisa foram obtidos através de uma metodologia qualitativa, descritiva e de campo, no qual foram utilizados como instrumentos de coletas de dados, a observação direta e o questionário semiestruturado, realizado em uma escola privada na cidade de João Pessoa. Os resultados dessa pesquisa indicam que a afetividade desempenha um papel essencial no processo de inclusão de crianças com TEA na educação infantil, indicando que a aprendizagem é favorecida por ambientes receptivos e acolhedores; ademais, trouxe à tona também barreiras enfrentadas em meio a esse processo, como por exemplo, interação entre os alunos, sobrecarga docente, precariedade no apoio profissional e familiar, e, as atitudinais. Portanto, esta torna-se relevante para os âmbitos acadêmico e social através de sua contribuição para a literatura científica, bem como para a ampliação de perspectivas inclusivas, aporte para formações continuadas, e, a oportunidade de aprofundar e desenvolver esse tema em trabalhos futuros, a fim de fortalecer as práticas de inclusão no cenário educacional brasileiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AHAO18072025.pdf641,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.