Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35233
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorQueiroz, Maria José de-
dc.date.accessioned2025-07-18T15:22:20Z-
dc.date.available2025-07-18T15:22:20Z-
dc.date.issued2025-05-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35233-
dc.description.abstractThis experience report reflects on listening and the organization of pedagogical work with a student with Down Syndrome in a community school in the municipality of Bananeiras. It offers a reflection on listening as a sensitive and attentive attitude toward both verbal and non-verbal expressions—an essential attitude for the inclusion process in school education and the construction of democratic learning spaces, where differences guide equity. The main objective of this article was to report on listening and teaching-learning relationships within individualized pedagogical work from the perspective of inclusive education. The report is grounded in the studies of Paulo Freire, Mantoan, Friedmann, the Brazilian Law of Inclusion (LBI), and other key scholars who played an essential role in understanding and analyzing the data. This study follows a qualitative approach of a basic, descriptive, and experimental nature, involving the analysis of writings and images. The observed results corroborate the importance of an inclusive school environment that values each student's uniqueness, respects their specificities, and promotes holistic development. Creative and playful activities were highly relevant in sparking the student’s interest and meaningfully supporting her literacy and reading process. Furthermore, the student’s participation in collective practices, such as group discussions and caring for the school garden, was essential in strengthening her autonomy, responsibility, and engagement with the school environment. In summary, this report demonstrates that attentive listening, respectful pedagogical mediation, and the creation of learning situations tailored to the student’s specific needs were fundamental in addressing the equitable principles of inclusive education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by David Kilder Gomes da Silva (david.kilder@cchsa.ufpb.br) on 2025-07-18T15:22:20Z No. of bitstreams: 1 MARIA JOSÉ DE QUEIROZ 2025 01.pdf: 2469480 bytes, checksum: 322fa6132785ca7c33e18e3296666ce7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-18T15:22:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARIA JOSÉ DE QUEIROZ 2025 01.pdf: 2469480 bytes, checksum: 322fa6132785ca7c33e18e3296666ce7 (MD5) Previous issue date: 2025-05-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEscutapt_BR
dc.subjectSituações de aprendizagens.pt_BR
dc.titleEscuta e organização do trabalho pedagógico: uma experiência de inclusãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Damasceno, Jalmira Linhares-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0916564708562113pt_BR
dc.description.resumoEste relato de experiência reflete sobre escuta e a organização do trabalho pedagógico com uma educanda com Síndrome de Down em uma escola comunitária do município de Bananeiras. Realizo uma reflexão sobre escuta como atitude sensível e atenta às expressões verbais e não verbais, uma atitude essencial ao processo de inclusão na formação escolar na construção de espaços de aprendizagens democráticos, nos quais as diferenças são norteadoras de equidade. O objetivo geral deste artigo foi relatar sobre escuta e relações de ensino e aprendizagem no trabalho pedagógico individualizado na perspectiva da educação inclusiva. O relato foi fundamentado nos estudos de Paulo Freire, Mantoan, Friedmann, da LBI, e outros interlocutores que desempenharam um papel essencial na compreensão e análise dos dados. Insere-se na abordagem qualitativa de natureza básica, descritiva e experimental, envolveu análises de escritas e imagens. Os resultados observados corroboram a importância de um ambiente escolar inclusivo, que valorize a singularidade de cada aluno, respeite suas especificidades e proporcione o desenvolvimento integral. As atividades criativas e lúdicas, foram de grande relevância para despertar o interesse da educanda e fomentar seu processo de alfabetização e letramento de maneira significativa. Ademais, a participação da educanda em práticas coletivas, como a roda de conversa e o cuidado com a horta da escola, foram essenciais para fortalecer sua autonomia, responsabilidade e engajamento com o ambiente escolar. Em suma, este relato evidencia que a escuta, a mediação pedagógica respeitosa e a criação de situações de aprendizagem adequadas às especificidades da educanda foram fundamentais para atender a princípios equitativos da educação inclusiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCHSA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA JOSÉ DE QUEIROZ 2025 01.pdf2,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.