Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3523
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Sandra Ferreira de-
dc.date.accessioned2018-03-01T14:16:15Z-
dc.date.available2017-12-14-
dc.date.available2018-03-01T14:16:15Z-
dc.date.issued2017-12-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3523-
dc.description.abstractThe following paperwork proposes to approach child sexuality on school context and to know which are the perspectives of the teachers from a nursery school at Mamanguape city/PB about their students’ sexuality. In this sense, an interview was made with four teachers aiming to know, from the teachers’ speech, if they are ready or not to deal with the manifestations of their students’ sexuality. And what is the importance to discuss the thematic. Thus, the analyzed results points to a gap in relation to the child education’s teachers about children sexuality. It was noticed that the interviewed were not comfortable or were not prepared to talk and deal with child sexuality. In the teacher’s opinion, this theme is responsibility of families. And not of the school. To give the theoretical support, it was realized bibliographical research on publications on the subject and were also made readings with area theoreticians.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-01T14:16:15Z No. of bitstreams: 1 SFS14122017.pdf: 1466006 bytes, checksum: 9587c0e999ebdcfb6ed3f21cad935d7b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-01T14:16:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SFS14122017.pdf: 1466006 bytes, checksum: 9587c0e999ebdcfb6ed3f21cad935d7b (MD5) Previous issue date: 2017-12-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleA sexualidade das crianças na perspectiva das professoras de educação infantil de uma escola do município de Mamanguape/PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Jeane Félix da-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a sexualidade infantil no contexto escolar e conhecer quais as perspectivas que as professoras de uma escola de educação infantil e fundamental do município de Mamanguape/PB têm em relação à sexualidade dos seus alunos/as. Neste sentido, foram realizadas entrevistas com as quatro professoras educação infantil da escola estudada visando conhecer a partir de suas falas o que pensam e como se posicionam frente às manifestações das sexualidades das crianças, como também se elas consideram importante estarem preparada para abordar a temática. Desse modo, os resultados analisados apontam para uma lacuna em relação às professoras da educação infantil no que diz respeito às questões de sexualidade das crianças. Foi percebido que as entrevistadas não se sentiam à vontade ou não estavam preparadas para falar e lidar sobre/com a sexualidade infantil. Na opinião das professoras esse tema é de responsabilidade das famílias e não da escola. Esta é uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, fora utilizado para baseamento o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, livros, artigos e documentos oficiais (2000 a 2017).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SFS14122017.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.