Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35242
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Jaasiel Soares da Costa-
dc.date.accessioned2025-07-21T12:39:12Z-
dc.date.available2025-07-21-
dc.date.available2025-07-21T12:39:12Z-
dc.date.issued2025-05-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35242-
dc.description.abstractThis paper reports on an experience in the field of literacy at a public school located in the city of Bayeux, Paraíba (PB), Brazil. This experience resulted from participation in the project "Teaching practices in literacy in public schools and learning progression: monitoring non-literate 3rd-grade elementary school children," which is affiliated with Prolicen/UFPB. Throughout this journey, we deepened our studies on literacy, planning, development of didactic resources, and pedagogical monitoring of children. The specific objective of this report is to reflect on the project's contributions to both the children's literacy process and the initial training of literacy teachers. For data collection, we used photographic records, entries from a field diary, and analysis of the project report. The theoretical framework is based on the contributions of Soares (2020), Ferraz and Borges (2005), Galvão and Leal (2005), among other authors. The report highlights that the activities developed within the scope of the project were highly relevant to the progress of children in the literacy phase. Furthermore, the experience was essential for my initial training as a literacy teacher.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-07-21T12:39:12Z No. of bitstreams: 1 JSCA21072025.pdf: 3825291 bytes, checksum: cedbe0e732640f1a31c8670c009ff15f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-21T12:39:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JSCA21072025.pdf: 3825291 bytes, checksum: cedbe0e732640f1a31c8670c009ff15f (MD5) Previous issue date: 2025-05-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectJogos de alfabetizaçãopt_BR
dc.subjectMediação docentept_BR
dc.titleUm relato de experiência no projeto práticas de ensino na alfabetização e a progressão da aprendizagempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lira, Ildo Salvino de-
dc.description.resumoO presente trabalho relata a experiência na área da alfabetização em uma escola pública localizada na cidade de Bayeux - PB. Essa experiência decorreu da inserção no projeto “Práticas de ensino na alfabetização na escola pública e a progressão da aprendizagem: acompanhando crianças do 3º ano do Ensino Fundamental não alfabetizadas" que é vinculado ao Prolicen UFPB. Durante essa trajetória avançamos nos estudos sobre alfabetização, planejamento, produção de recursos didáticos e realização de acompanhamentos pedagógicos de crianças. O objetivo específico deste relato é refletir sobre as contribuições do projeto para o processo de alfabetização das crianças e para a formação inicial de professores alfabetizadores. Dessa forma, adotamos como instrumentos para coleta de dados os registros fotográficos, anotações no diário de bordo e a análise do relatório do projeto. Adotamos como perspectivas teóricas as contribuições de Soares (2009), Soares (2020), Galvão e Leal (2005), entre outros autores. O relato evidencia que as ações desenvolvidas no âmbito do projeto foram de grande relevância para o avanço das crianças em processo de alfabetização. Além disso, a experiência foi essencial para minha formação inicial como professor alfabetizador.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JSCA21072025.pdf3,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.